Porque é importante que seu filho pré/adolescente ajude em casa

Quando nossos filhos são pequenos normalmente eles adoram nos ajudar nas tarefas da casa. A disposição deles é muito fofa, e embora a eficácia do trabalho não seja lá essas coisas, nós pais sempre gostamos de incentivá-los a participarem da atividade, e eles também se sentem contentes em colaborar.

Mas vai chegando a pré e a adolescência e o negócio vai estacionando, e às vezes até andando pra trás. É muita preguiça, quartos bagunçados, e a desmotivação para as tarefas domésticas costumam ser constantes.

Porém, é muito importante que não os deixemos de fora das tarefas da casa, sobretudo nessa fase, independente de termos ajuda externa ou não, pois isso contribuirá para diversos benefícios na vida deles:

Aumento do vínculo em família

Quando cada um em casa tem uma responsabilidade, isso contribui para a consciência de pertencimento àquele local. E o trabalho em equipe fortalece o vínculo entre os membros da casa.

Aumento da auto-estima

Quando realizam nossos filhos realizam tarefas domésticas rotineiras em casa, embora tenham sido aceitas como uma obrigação, nós pais não hesitaremos em tecermos elogios. E nossos filhos irão reconhecer aquele elogio como autêntico, pois foi gerado a partir de algo que eles realizaram com seu próprio esforço (diferente de elogiar sua inteligência ou aparência, algo que ele não se esforçou para ter).

Melhora nos estudos

Já falei disso aqui no blog neste post e comprovei aqui em casa. Assumir responsabilidades em casa melhora a autoestima das crianças e adolescentes ,e com isso eles acabam melhorando o desempenho nos estudos. Isso foi mostrado pela neurociência, e pude aprender ouvindo as pedagogas da SOS Educação.

Prepara para o futuro

Penso muito nisso! Que se um dia forem fazer faculdade fora, ou até mesmo quando forem morar sozinhos ou com parceiros, acho importante eles saberem realizar tarefas, independente de terem ou não condições de pagar alguém para fazer.

O “saber fazer” os torna independentes, seguros e responsáveis. E isso também terá valor para que uma divisão justa de tarefas seja feita quando dividirem um espaço com outras pessoas,  seja em repúblicas de estudante, ou num futuro casamento.

Aumenta o respeito ao próximo

Quando conhecemos o trabalho do outro, mais respeito teremos por ele. Se eu sei o trabalho que dá para limpar, vou pensar duas vezes antes de sujar o que o outro limpou, e vou me atentar a limpar quando sujar.

Se disse para vocês que tudo isso é fácil estarei mentindo. E é sim, preciso muita cobrança, muita “pegação no pé” para que tenhamos resultados constantes. Mas seguimos firme na nossa dura missão de criar pessoas responsáveis e que respeitem o próximo num futuro não distante.

Deixe um comentário