Nesse dia das mães vamos praticar a sororidade entre mães?

A cada segundo, milhares de mães são julgadas pelo mundo

Devo pedir perdão pela falsa estatística do subtítulo acima (e também pela rima ordinária), mas realmente é fato que muitas mães ainda se sentem julgadas pela forma ao qual conduzem sua maternidade. E segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Qualibest, onde 1.317 mães foram entrevistadas, 70%  delas disseram que se sentem julgadas ou cobradas em relação a um estereótipos de mãe ideal romantizado pela sociedade .

Julgadas…

Julgadas por que são mães solteiras, julgadas porque têm filhos demais, julgadas por só terem um filho.  Julgadas por trabalharem fora, julgadas por não trabalharem fora. Por ter escolhido parto X ou Y. Por amamentarem ou por darem fórmula.  Julgadas por serem vaidosas demais, ou por abdicaram da vaidade. Por passarem pouco tempo com os filhos, ou por passarem muito tempo com eles.

Por protegerem demais as crias, por deixarem elas livres demais. Por serem muito autoritárias, por serem “moles demais”. Por não terem vida social além deles, por terem muita vida social apesar deles. Por saírem com amigas e deixarem os filhos com a babá, com o pai, com a vizinha… Por levarem os filhos junto quando saem. Por amarem demais ser mães, por não amarem… Enfim, é uma lista imensa, e vocês amigas sabem bem do que estou falando. Estamos cansadas de tanto julgamento, não estamos?

Não seja a mãe que julga outra mãe

Exercitar a empatia quando se é mãe é algo que nos faz crescer como seres humanos. Quando nos tornamos mãe, acontece sim um sentimento de querer acolher e sensibilizar-se com outras crianças ao nosso redor, mas isso não pode motivo para julgar o modo de vida, a opinião, e o jeito de ser de outras mães.

Somos igualmente imperfeitas, damos duro para educar e criar nossos filhos. Um dia oferecemos a eles a atenção que eles precisam e merecem, no outro nem tanto assim… Um dia perdemos a paciência, e no outro conseguimos resolver e ensinar com calma e sabedoria. Assim caminhamos, com semelhanças e diferenças, mas o ponto que certamente sempre teremos em comum é o imenso amor que temos pelos nossos filhos.

Por isso nesse dia das mães, convido todas as colegas mães a refletirem sobre esse assunto e começarem a apoiar cada vez mais umas as outras. Se incentivarem, oferecerem ajuda, e ouvidos para escutar desabafos. Dizer que elas estão fazendo um bom trabalho, dizer que as entendem, dizer que são lindas, dizer tudo aquilo que gostaríamos de ouvir. Seguindo uma corrente do bem entre mulheres que possuem a mesma missão em comum, e são guiadas pelo mesmo amor. Vamos praticar a sororidade entre mães?

E assim deixo meu Feliz dia das mães para todas as leitoras queridas desse blog!!!

Leia também: 

Dia das mães é lindo, mas são os outros dias que importam

 

Deixe um comentário