Pequenos cientistas 2: faça seu fóssil para brincar

fóssil caseiro brincadeira dinossauro
 
 A última tarefa de ciências do Thi era fazer um modelo de “fóssil caseiro” e registrar as impressões de uma folha de árvore. Eu me empolguei com a ideia de contei para eles como eu adorava a aula de paleontologia na faculdade.
A massa para fazer fazer o “falso fóssil” é essa: 4 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de sal, 1 colher de óleo e 1 xícara e meia de água (gelada é melhor).
fóssil caseiro brincadeira dinossauro
 Assim misturamos a massa de dividimos em pequenas porções para fazer os fósseis. O Thi apertou as folhas nas porções de massa, e o irmão caçula que não tinha tarefa nenhuma, botou o colete de explorador, e também quis fazer os fósseis com dinossauro e bichinhos de plástico para brincar. Nós assamos os falsos fósseis por 10min no forno a 200 graus.
fossil dinossauro brincadeira
Também dá pra brincar de fazer fósseios com argila e com gesso, queremos tentar numa próxima vez. O Thi entendeu resumidamente a importância dos fósseis para investigar como eram os animais e plantas há milhares de anos atrás.
 
Abraço e uma ótima semana a todos!
 

15 comentários em “Pequenos cientistas 2: faça seu fóssil para brincar

  1. Maravilha de ideia!Meus alunos participam todos os anos da Semana dos povos indígenas aqui no colégio onde trabalho.Este colégio fica dentro da universidade e esta semana é organizada pelos alunos do curso de História.Uma destas atividades é a escavação.Há uma grande área cheia de areia e com objetos pré-históricos escondidos, as crianças fazem a escavação usando instrumentos específicos e adoram! Sua ideia é muito bacana, vou mostrar aos organizadores.Penso que eles podem aproveitá-la!Beijos.

  2. Sua casa está um verdadeiro laboratório do Dexter! Os meninos irão querer estudar ciências, microbiologia, nanotecnologia…Tudo ligado a experiencias! Muito legal isso que você faz com seus filhos. Os deixam curiosos e assim é que se aprende! Até eu estou gostando das experiências!
    Beijos

  3. Cada dia mais encantada com sua dedicação #orgulho
    Meninos, vocês são privilegiados por ter uma queridíssima mãe!
    Logo que entrei no blog achei que era receitinha de biscoitos rsrsrs saudade das suas receitas…
    Beijos
    Mônica Soares

Deixe um comentário