Como melhorar a autonomia da criança nos estudos

Há algumas semanas estive numa palestra das pedagogas Roberta e Tais Bento, autoras do livro “Socorro, meu filho não estuda!” A palestra foi sensacional, me esclareceu muitas dúvidas, e me deu um “insight” a respeito de uma melhora que aconteceu esse ano com meu filho de 10 anos, em relação a sua autonomia e responsabilidade nos estudos.

O que acontecia

Até o ano passado, meu filho tinha a necessidade que eu estudasse junto com ele para todas as provas. E não era apenas um apoio com a organização, eu precisava ficar sentada ao lado dele, orientando e estudando com ele cada item que ele precisava saber.

Claro que penso que os pais devem participar e auxiliar na formação escolar dos filhos, mas eu estava achando aquilo exagerado, e estava bem preocupada com a falta de autonomia dele. “Vou precisar estudar com ele até o colegial?”, eu pensava…

Como isso foi mudando…

Sem qualquer relação com esse problema dos estudos, no final do ano passado, eu e meu esposo decidimos que os meninos precisavam assumir tarefas e responsabilidades aqui em casa. Não apenas porque não tenho ajuda externa, mas também porque seria importante para se tornarem adultos responsáveis, e cientes de que todos os membros devem colaborar no trabalho da casa onde moram.

Assim, ganharam a responsabilidade de lavar suas xícaras, copos e pratos, recolher a roupa, e outras pequenas tarefas que foram divididas conforme o dia da semana.

Sem saber, estávamos colaborando também para suas autonomias e aumento da responsabilidade com os estudos.

Melhorando a autonomia nos estudos

Segundo Roberta e Tais, que estudaram a aprendizagem baseada no funcionamento do cérebro, a chave para a criança melhorar a autonomia nos estudos não está propriamente focada nos estudos, mas sim no aumento do senso de responsabilidade da criança no dia a dia em família.

Às vezes nós mães e pais queremos agilizar a correria da rotina, e acabamos realizando pelos nossos filhos, as pequenas tarefas que eles mesmos deveriam fazer como: guardar seus pertences, passar manteiga no pão, preparar seu leite, etc… Essas tarefas são fundamentais para que eles desenvolvam o senso de responsabilidade, onde claro, a complexidade das tarefas devem ir variando conforme a idade.

Apesar de já ter lido o livro, foi ouvindo isso nas palestras, que relacionei a melhora do meu filho de 1º, que esse ano está muito mais independente, fazendo suas tarefas sozinho, sem que eu precise cobrá-las, e estudando sozinho para as provas, só me chamando no final se eu quiser fazer alguma pergunta sobre o assunto.

Estudando para as provas

Outra dica bacana que elas deram para ajudar a criança (ou o adolescente) que tem dificuldades de estudar para as provas, é pedir para que ela prepare uma prova para os pais responderem. No momento que ele estiver preparando a prova, ele estará assimilando o conteúdo, da mesma forma que assimilará quando for corrigí-la.

O estudo e a auto estima da criança/adolescente

Para que seu filho se dê bem nos estudos é preciso que sua autoestima esteja em dia, mas para isso, não elogie o resultado, elogie o esforço.

Elogie o esforço que ele fez para tirar determinada nota, pois se você elogiar apenas o resultado, ele ficará inseguro achando que não vai alcançar suas expectativas das próximas vezes.

Sigam SOS Educação

Se você tem filho em qualquer idade escolar, aconselho que leiam o livro “Socorro, meu filho não estuda!” e acompanhem o site e as redes da Roberta e da Tais (@soseducacao). Elas dão dicas para os pais, como devemos lidar para melhorar o desempenho escolar dos nossos filhos, e também para os filhos, através de vídeos, textos e fotos.

 

Mais Posts do blog sobre educação e responsabilidades

 

Deixe um comentário