Ideias bacanas de atividades de férias para pré-adolescentes

Olá queridos leitores/seguidores deste blog! Gostaria de desejar um 2018 maravilhoso para todos neste primeiro post do ano que o blog completará 9 aninhos.

E como anda a sanidade de vocês amigos pais e pais com as crianças de férias? Para os que não viajam é sempre mais difícil arranjar atividades diversas para entretê-las, não é mesmo?

Porém, aqui no blog vocês encontram uma sessão só com brincadeiras divertidas, criativas e originais que vão fazer a criançada deixar os tablets de lado e descobrir um mundo todo de criação.

Brincadeiras do blog

Experimentos – Pequenos cientistas

Mas e os pré e adolescentes? Não é muito fácil arranjar atividades que os animem, né?

Pensando nisso, fiz uma seleção com algumas ideias para essa faixa etária tão exigente:

Video games

Nós pais sempre preferimos que eles façam atividades ao ar livre, ou se entretenham com algo que eles possam usar mais a imaginação e a coordenação, porém não podemos negar que os eletrônicos são os queridinhos dessa geração, principalmente nessa faixa de idade, e é claro que na medida certa, também pode ser um passatempo saudável e divertido. Se tiver jogos de esporte como tênis, boliche, entre outros, fica ainda mais legal para pais e filhos jogarem juntos.

Jogos de tabuleiros/cartas

Confesso pra vocês que os jogos de tabuleiro andam meio parados aqui no guarda roupa, mas basta alguém deixar a caixa na mesa para o interesse voltar. Aqui os preferidos são: Perfil, Detetive, Mesada e Mastermind e de cartas: Uno e Boogle Slam.

Lego

Se existe um brinquedo que atrai para sempre crianças (e não crianças) de todas a idades é Lego. Aqui acho que é único brinquedo que eles ainda brincam e quando os amigos vem em casa eles espalham na mesa e passam um bom tempo montando. Eu adoro! Se a criação livre se esgotar a sugestão é lançar desafios com lego para eles construirem.

Cinema

Aqui eles adoram um cinema, nessa faixa etária dos 9 aos 12 eles passam a se interessar por mais filmes fora as animações, e ir ao cinema pelo menos uma vez por semana nas férias é uma delícia para pais e filhos curtirem (aqui procuramos sempre o dia de preço reduzido pois ingresso para 4 fica meio pesado para ir com muita frequencia)

Praticar esportes

Não sei se com vocês é parecido (espero que não), mas aqui a gente consegue que eles façam atividade física com muita insistência. Não sei se é porque foram criados presos em apartamentos, mas pela própria iniciativa ninguém pede pra sair correr numa quadra (porém quando vão, adoram). Brincar na piscina é o que eles mais curtem, mas andar de bicicleta na ciclovia, jogar tênis, futebol, também é bacana e quando os pais praticam junto fica sempre mais fácil de incentivar.

Ouvir música e ver clipes no youtube

Meu pré adolê de 11 adora assistir clipes de músicas pops no youtube e as vezes eu gosto de parar e assistir também. Um sugestão de brincadeira que eu fazia quando não existia google para me ajudar, era ouvir as músicas em inglês e tentar escrever a letra. É divertido e ainda treina a língua.

Brincadeiras ao ar livre

Não sei se acontece aí com vocês mas os pré adolescentes/adolescentes costumam ficar preguiçosos e não se empolgar tanto com os passeios ao livre em família ( “Preciso ir mesmo?” Ouço isso aqui e quero morrêeee rs). O segredo é convidar alguns amigos deles, e se estiverem no clima, lance desafios de coisas que eles precisam encontrar no local. Ex: trevo de 4 folhas, besouro, etc…

Cineminha em casa

Assistir um filminho em casa com pipoca também é uma boa pedida, e uma ideia para atrair os pré-adolescentes é mostrar alguns filmes que você assistia quando tinha a idade deles, surpreendentemente eles vão gostar dos clássicos dos anos 80, nem que seja para debochar deles e discordar de você rsrs

Aplicativos

Em última hipótese, os aplicativos de tablets e celulares também podem er um passatempo interessante, ainda mais quando vocês fazem juntos. Aqui gostamos do 94%, onde você precisa encotnrar palavras relacionadas a uma palavra chave, e do Eu sei o Desenho, onde voê adivinha qual é o personagem através de pedaços dele. Veja mais ideias de aplicativos de entretenimento para família.

E aí, gostaram das ideias? Sugerir atividades de entretenimento para os pré/adolescentes não é fácil né? Qume tiver masi alguma ideia deixe nos comentários para gente!

Boas Férias para a criançada!

Um comentário em “Ideias bacanas de atividades de férias para pré-adolescentes

  1. Boas dicas Cy. Devemos fazer da tecnologia nosso aliado, até por que eles adoram. Além de aproveitar os espaços públicos da cidade!! Nada de preguiça.

Deixe um comentário