Dicas para organizar a rotina na volta às aulas

Finalmente chegamos aqui a última semana de férias (as mães agradecem, né rs?) e neste post trago algumas diquinhas para começar a organizar a rotina da criançada nesses últimos dias, e prepará-los para começarem o ano escolar tranquilos e confiantes.

Ajustar o horário de acordar

Nas férias as crianças que estudam de manhã costumam a levantar mais tarde, algumas mais outras menos. Neste ano eles não estão levantando tão tarde aqui, mas estão longe do habitual despertar às 6h da manhã. Então uma coisa que sempre faço nessa última semana de aula, é fazer que a cada dia eles levantem um pouquinho mais cedo, até se aproximar do horário da escola e eles não ficarem morrendo de sono no primeiro dia de aula.

Organizar o material com eles

Antigamente eu organizava todo o material deles sozinha, mas das últimas vezes estou chamando os dois para que cada um ajude a conferir, etiquetar e guardar o seu material. Acho que isso ajuda a tê-los responsabilidade e a dar valor às coisas.  Diga para conferirem se falta algo e anotar o que mais precisa comprar. Antes disso claro, vale aquela fiscalizada no que sobrou do ano anterior, pois muita coisa pode ser aproveitada com alguma limpeza e cuidado.

Preparar um painel organizador

Para começarem o ano bem organizados, que tal fazer um painel bem bonito no quarto, para anotarem e pregarem seus horários, compromissos, trabalhos, etc? Aqui no blog tem dica de como fazer um bacana

DIY Painel Organizador

Checar os uniformes

Não tem jeito né? As crianças crescem de repente e aquela roupa que ontem parecia certa aparece curta ou apertada. Então peça para que eles experimentem os uniformes para ver se estão ok para serem utilizados no semestre. No blog tem dica para resolver aqueles habituais rasgões no joelho.

DIY reforço no joelho do uniforme

 

Começar uma leitura no horário da aula

Aqui eles aproveitaram bastante as férias, viajaram, brincaram, nadaram, mas infelizmente  ficaram bem longe dos livros. Porém, nestas últimas semana nós sugerimos que eles voltassem a ler um livro, pela manhã e fizessem um resuminho pra contar a história pra gente. Além de todos os já conhecidos benefícios da leitura, essa atividade vai ajudá-los a voltarem com um bom ritmo pras aulas.

Aproveitar os últimos dias juntos

Aproveitem os últimos dias para fazer algo que desejavam fazer juntos e ainda não fizeram, um piquenique, um parque bacana. Aqui ainda queremos ver 2 filmes no cinema!!

Abraço, bom finzinho de férias e bom retorno às aulas para as crianças!

 

 

 

Deixe um comentário