Como escolher o jogo de sofá perfeito para a sua casa ou apartamento

 

Desde que a decoração de interiores assumiu um papel determinante na composição de cômodos inteiros, surgiu uma maior preocupação em preservar o conforto e também em criar um ambiente visualmente atraente e aconchegante.

Considerado um dos principais protagonistas da sala de estar, o jogo de sofá surge como uma peça central na composição desse espaço de reunião e lazer da casa.

Por estar disponível em diversos tamanhos, cores, materiais e formatos, é comum que você se sinta perdido e não saiba qual é o melhor o conjunto de sofá para o seu lar.

Para esclarecer qualquer dúvida e transformar a sua sala em um lugar mais moderno, sem comprometer o espaço de outros móveis, a circulação de ar ou de pessoas, criamos esse artigo que pretende responder essa e outras dúvidas muito comuns. Continue lendo!

O que observar na hora de comprar um jogo de sofá

 

Espaço disponível

Como já foi falado, o espaço é um dos principais fatores que devem ser levados em conta antes de comprar um novo jogo de sofá, afinal de contas, ele é um elemento que tem ficado cada vez mais disputado nas grandes cidades, especialmente em apartamentos menores. Para não atrapalhar na circulação das pessoas, o ideal é que haja livre uma área de 70 cm ao redor do móvel.

Tendo essa medida em mente, fica mais fácil saber se será possível incluir uma ou mais peças que vão compor o jogo de sofá de 2 ou 3 lugares, perfeito para salas pequenas e grandes. Outra forma de garantir o equilíbrio de espaço disponível é conferindo as medidas do móvel com o fabricante e também do lugar que ele ficará.

Sofás com linhas retas e braços estreitos, por exemplo, são perfeitos para salas compactas, já que transmitem uma sensação de amplitude para o ambiente. Ambientes integrados, como sala e cozinha recebem muito bem esses tipos de modelos.

 

Tipo de material

Todo mundo que pesquisa como escolher um sofá de boa qualidade, deve ficar atento ao tipo de material de que ele é feito. O mercado de móveis está repleto de diversos acabamentos que vão de encontro a sua necessidade por conforto, resistência ou durabilidade.

O sofá de suede, por exemplo, ganhou popularidade na confecção desses móveis, justamente pela textura macia e aveludada. Durável, ele consegue resistir bem contra a ação do tempo. No entanto, sua maior desvantagem está na alta absorção do tecido, o que acaba dificultando sua limpeza caso líquidos sejam derramados sobre sua superfície.

 

Conhecido pela resistência, durabilidade e preço elevado, o sofá de couro é ideal para compor ambientes rústicos. Por se tratar de uma pele, o material desse móvel precisa ser limpo com frequência para não acumular sujeira e manter o seu brilho e durabilidade por anos a fio. Mantenha-o sempre hidratado com cera de carnaúba, solução desenvolvida para encerar veículos, lustrar móveis e hidratar materiais como o couro.

 

Já os tecidos impermeáveis estão presentes em jogos de sofá que ficam sempre do lado de fora da casa. Eles impedem que resíduos, sujeiras e, principalmente água, penetrem nas fibras, deixando-as encharcadas. Esses modelos são fáceis de limpar, pois não mancham com facilidade.

Decoração do ambiente

Chegamos ao ponto mais interessante deste artigo que diz respeito ao design do jogo de sofá e a decoração do ambiente. Modelos estampados, com tonalidades neutras e cores lisas são os mais comuns. Para acertar na combinação com outros móveis e principalmente com o estilo que prevalece na sala, as cores do móvel acabam influenciando de forma determinante.

Salas no estilo rústico, por exemplo, são excelentes para incorporar o jogo de sofá de couro com acabamento em madeira, isso porque o modelo remete à natureza e às casas de campo. Neste caso, a cor marrom ganha espaço, pois mantém a seriedade do ambiente, enquanto cria uma sensação de harmonia no local.

Por outro lado, ambientes em que a decoração moderna prevalece recebem muito bem um conjunto de sofá de cores fortes e vibrantes. Tons amarelos, vermelhos, verdes, laranjas e azuis criam o contraste necessário para chamar a atenção para o móvel.

Espaços projetados no estilo industrial com objetos em vidro, alumínio e metal seguem uma direção diferente por causa da sobriedade transmitida por essa decoração.

A melhor forma de complementar a sala de estar é escolher um jogo de sofá de canto em tons mais neutros, como branco, preto e cinza. A tonalidade acinzentada, por exemplo, proporciona harmonia e equilíbrio, funcionando como uma cor complementar para o ambiente.

Funcionalidades disponíveis

Engana-se quem pensa que existe apenas um modelo de sofá. De olho no perfil do consumidor, foram desenvolvidos jogos de sofá que se adaptam às necessidades de cada família.

O sofá cama, por exemplo, é ideal para quem deseja um móvel 2 em 1 e tem pouco espaço no apartamento ou casa. Existem variações que atendem uma ou duas pessoas. Fácil de montar e desmontar, esse jogo de sofá oferece versatilidade de sobra para ambientes compactos.

O jogo de sofá retrátil e reclinável já é mais indicado para ambientes maiores. Ele conta com a vantagem de oferecer conforto extra para assistir filmes e séries por várias horas seguidas.

Quando completamente aberto, ocupa uma grande área da sala de estar. Portanto, procure deixar cerca de 1m de espaço livre para evitar apertos desnecessários neste cômodo da casa.

 

Gosta de dicas de decoração? Continue acompanhando o blog pois este ano finalizo a obra da minha nova casa, e quero compartilhar muitas dicas de decoração e DIYs para todos os ambientes

Deixe um comentário