Dicas para incentivar pré adolescentes a brincarem (sem eletrônicos)

Não vou dizer pra vocês que é fácil fazer com que as crianças maiores, na pré-adolescência/ quase adolência se interessem por brincadeiras que não envolvam games eletrônicos,  video games, ipads, celulares e canais do youtube. Mas sim,  isso pode acontecer e é bem saudável que eles variem suas atividades de vez em quando.

Reuni aqui algumas dicas para incentivar os pré adolescentes a brincarem:

1. Tire do guarda roupa aquele jogo de tabuleiro bacana ou caixa de legos e deixe num lugar visível e de comum acesso na casa. Essa dica é quente e funciona muito bem aqui em casa.

 

2. Nos fins de semana, leve-os para passeios ao ar livre onde possam levar bicicletas, bolas, raquetes. Convidar os amigos deles é sempre uma tática boa para que se animem.

 

3. Geralmente as escolas oferecem atividades fora das aulas como campeonatos esportivos de várias modalidades, torneios de xadrez, feiras de troca de livros, etc… Incentivá-los a participarem é bacana para diversificar as atividades, aprenderem e interagirem com outras crianças fora da sala de aula.

 

4. Procure lugares que ofereçam oficinas gratuitas, e também acesso a atividades esportivas lúdicas com monitores. Os SESCs de cada cidade geralmente possuem esses eventos nas quadras nos fins de semana. Aqui nunca querem ir, mas quando vão participam e se divertem muito.

 

5. Hotéis fazendas também dedicam muitas atividades bacanas para essa faixa etária, para quem tiver a oportunidade de ir passear algum fim de semana.

 

6 .Eles estão numa fase onde não se sentem bem mais realizando certas brincadeiras, se acham muito crescidos para algumas coisas (o que geralmente é bobeira, mas precisamos procurar respeitá-los). Porém, atividades que envolvam descobertas como experimentos de ciência sempre atraem a curiosidade deles (temos uma coluna cheia de ideias de experimentos de ciências para crianças aqui no blog)

 

7. A última dica é: insista. Pois nessa fase eles costumam negar qualquer tipo de convite para sair/brincar alegando que vai ser chato. Aqui sempre acontece isso: nunca querer ir, depois se divertem pra caramba e adoram.

 

Seu filho pré/adolescente ainda brinca bastante? Quem tiver mais dicas compartilha com a gente!

Deixe um comentário