Quem tem medo da adolescência?

Hoje meu filho mais velho completa 11 anos! E é claro que junto aos sentimentos de orgulho e satisfação de comemorar com ele esta data, também bateu aquele sustinho básico de “MEU DEUS, ELE É QUASE UM ADOLESCENTE!”

Há alguns dias estava conversando com um colega pai, com filhos um pouco mais novos do que os meus, que me confessou: “Eu tenho medo da adolescência”.

Sempre que penso sobre o assunto, concluo que não tenho medo da adolescência em si, mas de um possível afastamento que essa fase pode gerar entre os pais e os filhos. Justamente por se tratar de uma fase que teoricamente nós devemos depositar mais confiança neles, e isso pressupõe vamos lhes oferecer um pouco mais de privacidade, e um tiquinho mais de autonomia para tomar algumas decisões.  Mas não seria honesta se dissesse que me sinto confortável em imaginar como seria esse aumento de liberdade, e essa diminuição de todo controle e cuidado que eles têm debaixo de nossas asas. Sei que essa mudança será gradativa e pode crescer naturalmente com o avanço da idade e maturidade deles, mas será que vou saber atribuir a exata confiança quando ela for necessária? E se eu confiar demais? E se eu confiar de menos e isso gerar um efeito negativo, abalando a confiança deles em mim? E se eu não souber lidar com possíveis rebeldias e mau humor ( será que é possível ser pior que a pré-adolescência rs?) ?

Bem, parece que tenho sim um certo medo da adolescência rs, mas acho que a chave de tudo está em nunca deixar que aquele tal afastamento aconteça. E saber dosar o “eu confio em você” com o “eu estou aqui pra te ajudar, e você precisa confiar em mim” será sempre o maior desafio.

Porém, espero daqui alguns anos voltar aqui e dizer pra vocês que o negócio não é assim um bicho de 7 cabeças, que em família é possível encará-la sem medo, com muito diálogo e serenidade para compreender os dois lados, nesta fase tão importante para a solidificação do caráter deles.

Expectiva: ser uma mãe cool

 

Mas aquela desconfiança de que a realidade será apenas:

Veja alguns posts sobre a pré-adolescência

5 comentários em “Quem tem medo da adolescência?

  1. kkkkkkkkkkk todas as mães temem por esse momento amiga Cyn, eu acredito que o Elo que nós temos pode ficar cada vez mais forte. Eu tenho para mim que eles acabam por afastar porque vão descobrindo o mundo, mas tenho para mim que do jeito que eu estou criando, com muitos laços afetivos acho que isso irá se manter, tomará né rs.

    O bom que já passamos por essa fase eu fui bem tranquila com relação aos meus irmãos creio que a minha menina com esse temperamento forte e de atitudes, possa dar um pouco mais de trabalho aliás sempre teremos trabalho pela frente independente das fases que passarão. Pedir a Deus muita luz e ser otimista sempre <3 

    Um super abraço e muitas felicidades ao Thierry que Deus abençoe com muita saúde e alegrias e que ele receba sempre o carinho dessa mãezona que eu estimo muito bjs Cyn

     

    Dri 🙂

  2. Hahahaha deve ser difícil mesmo. Lá em casa a minha mãe era bem rédea curta e explosiva, o que gerou um certo medo constante de algumas coisas e isso eu não gostaria que tivesse sido assim. Mas não dá pra saber né? =D

Deixe uma resposta