DIY Catavento de papel (enfeite para festas)

Minha comadre Camila fez 40 anos e reuniu os familiares e amigos para comemorar. Eu fiz questão de ajudar na decoração (adoooro), e fiz uns cataventos de papel para enfeitar a mesa da festa.

Vejam só como é simples fazer:

Precisamos de papéis com gramatura próxima a cartolina/colorset, (usei papéis de scrapbooking que encontramos em lojas do ramos), um alfinete de pontinha redonda, uma varetinha de madeira e tesoura.

Cortei um quadrado de 27cm (pois o papel de scrap inteiro ia dar um catavento muito grande). Medi o centro do quadrado, e fiz um “X” unindo lateralmente as extremidades na diagonal. Em seguida fiz um corte de 9cm, em cada ponta em direção ao centro do quadrado.

Então fui puxando alternadamente as pontas soltas para o centro, unindo-as, e furei todas elas com o alfinete. (obs: fiz também uma rodela de papel usando uma moeda como molde. e coloquei na frente das pontas antes de furá-las. A rodela pode diminuir a eficácia do catavento, mas dá um acabamento bacana para o enfeite)

Fiz um furo inicial com um prego na vareta para facilitar a entrada do alfinete. Depois coloquei o alfinete no buraquinho com uma gotinha de super cola na ponta. E voilà!

Quis compartilhar com vocês pois acho que o catavento é um enfeite lindo para festas tanto de adultos quanto de crianças. O catavento para brincar tem o mesmo princípio desse passo a passo, mas não recomento usar o alfinete no caso de serem usados para as crianças brincarem.

Vejam outras fotos da festa, como ficou simples e linda!

Deixe um comentário