No último post, escrevi sobre como é difícil para nós mulheres e mães, convivermos com todo esse cansaço mental que a maioria de nós enfrenta ao administrar a casa, a vida dos filhos e de toda família. A rotina das mulheres e mães não é nada fácil, principalmente quando destacamos essa grande porção que são as tarefas e encargos da maternidade. Além de todo trabalho, tem também a tal da culpa: culpa por termos agido de determinada forma numa situação, culpa por simplesmente não termos agido em determinado momento (o famoso: to cansada, que se dane!).
A culpa por trabalhar fora e não passar muito tempo com eles, ou a culpa por ficar em casa, e ter bastante tempo com eles, mas desejar enormemente ter mais tempo sozinha… O trabalho braçal, as cobranças de tarefas da escola e da casa, a criança que começa te responder e te desrespeitar, e diversas preocupações e adversidades que surgem no nosso dia a dia. Enfim, não é fácil encarar diariamente todos os desafios que nós mulheres encaramos…
Mas sabem o que ajuda bastante a aliviar esse esgotamento da rotina?
Conversar com uma amiga mãe!
De uns tempos pra cá tenho combinado uns cafés com amigas mães que têm me feito muito bem, e acho que a elas também. Todo mundo trabalha e a vida é corrida para todos, mas se a gente não fizer um esforcinho em nosso próprio benefício, deixamos sempre esse tipo de coisa de lado, e isso não é legal, nós sempre merecemos uma pausa.
Há alguns dias compartilhei uma viagem que a atriz Taís Araújo fez apenas na companhia de amigas, deixando marido e filhos em casa. Imaginei que poderia aparecer comentários negativos ou julgamentos, mas para minha surpresa a imensa maioria, assim como eu, achou aquilo ótimo e gostaria de poder desfrutar também de um momento como aquele.
Infelizmente, muitas de nós não temos condições de fazer uma viagem assim, que seria maravilhosa, e se você realmente tem vontade, planeje para que isso possa ser realizado um dia, mas a mensagem que aquele post passou para as mulheres foi: tenha um tempo divertido com as amigas, fora o tempo com seus filhos, fora o tempo com seu companheiro.
Trocar ideias, compartilhar a vida através do “olho no olho” é algo mágico e transformador.
É muito confortante e satisfatório quando conversamos com uma amiga sobre seus problemas e dilemas com filhos, relacionamentos, casa, família e percebemos que ela também passa por coisas parecidas, e muitas vezes lida com isso de uma forma diferente, então além de tudo também pode ser um aprendizado.
Compartilhar os problemas é libertador, mas não falem apenas sobre isso. Conversem sobre assuntos divertidos, sobre séries, sobre filmes, viagens, internet, ou qualquer coisa sem sentido que lhes façam feliz.
Desabafem – Falem – Escutem – Chorem – Ofereçam ajuda mútua – Riam – Tomem um café ou um cappucino – Comam um bolo que não foram vocês que fizeram – Tirem fotos juntas – Troquem ideias sobre looks, DYIs, séries – Planejem mais momentos assim
Sei que a vida é corrida pra todos, mas siga meu conselho e reserve um tempinho para um café com uma amiga, nem que seja rapidinho, na manhã, no intervalo do almoço. Se você anda cansada e esgotava de tudo, tenha certeza de que essa minha dica te trará muitos benefícios, entre eles a RENOVAÇÃO da sua energia, e a volta da LEVEZA, do OTIMISMO e da MOTIVAÇÃO para continuar nossa jornada.
Pode ser uma vodka?
HAHAHAHHA
Amiga, todos os cafés que quiser com você viu?
E ainda faremos nossa trip <3
beijao
Lele
Cy…vc fez esse post pra mim, kkkk…uma coisa que SJC me deu além de um lar são 5 amigas maravilhosas e vc é uma delas que nunca me deixam na mão pra um cafezinho e uma boa prosa “terapia” pois é nestes momentos que descobrimos que não estamos sozinhas nas questões maternidade e que somos muito mais do que mãe…bora tomar um café naquele lugar lindo da nove que vc postou…não fui lá pq quero conhecer com vc…privilégio e gratidão por vc ser minha amiga!❤❤❤
Sua linda! Vc foi um grande presente na minha vida! Vamos lá sim! Eu vou viajar, mas qdo voltar te ligo pra gente marcar de ir lá, vc vai amar! beijo queridona