Papel de parede infantil – uma coletânea linda

Eu adoro papéis de parede! Todos sabem que um papel de parede pode dar personalidade e um charme especial a um ambiente. Eles trazem mais beleza, conforto, e dar aquela repaginada num ambiente sem fazer muita bagunça.

Desde criança eu queria ter papel de parede meu quarto, mas na época minha mãe não se animava porque eram bem mais caros, e a instalação bem mais complicada.

Hoje em dia, as variedades de papéis de parede evoluíram muito, tanto na qualidade, quanto nas opções de estampas.

Também surgiram modelos adesivos bem mais fáceis de aplicar, nos dando a liberdade de aplicar nós mesmos, sem necessidade de mão de obra qualificada.

Mas de onde surgiu o papel de parede?

O papel de parede surgiu na China há cerca de 200 anos a.c. Eram feitos de papel de arroz e de início não possuíam desenhos ou gravuras.
Depois, passou a ganhar cores em pintura nas mãos de artesãos, e passou a enfeitar pequenos palácios de comerciantes ricos.

Pouco antes de 1500 o papel de parede chega a Europa através de comerciantes árabes e passa decorar paredes entre telas e peças de tapeçaria.
Com o renascentismo, os papéis ganharam padrões europeus e passaram a ser moda na decoração de palácios da realeza na França.

No Brasil o papel de parede chegou no final de século 19, mas só se popularizou na década de 60 com a redução de custo e modernização da indústria.

Papéis de parede infantis – os mais lindos que existem

Os papéis de parede infantis são sempre os mais fofos de todos e é sempre um desafio vê-los sem sentir vontade de ter um bebê em casa.

Hoje reuni aqui alguns papéis de paredes infantis que achei maravilhosos e trouxe aqui para inspirar vocês também:

Os de bichinhos são uma ótima opção de tema pois agradam meninos e meninas, inclusive uma ótima pedida para o quarto de casais de irmãos que dividem o quarto

 

Imaginem que lindo um quartinho com tema lúdico de conto de fadas?

 

Seguindo a linha lúdica, que tal o papel tinta lousa para a criançada soltar a imaginação e registrar seus desenhos?

O tema aviões geralmente é o preferido entre os meninos e foi tema do quarto dos meus aqui em casa por um bom tempo…

 

Circo é definitivamente um tema que amo para decoração infantil

 

Mas é claro que as crianças não abrem mão de optar pelos personagens que amam:

Para padrões mais neutros, as estampas geométricas são uma boa pedida para quem quer manter o papel por mais tempo, com a possibilidade de ir mudando a decoração do quarto conforme a criança vai crescendo, podendo agradar até na adolescência.

Na minha casa nova quero colocar papel de parede em alguns ambientes, provavelmente vou optar por estampas geométricas e com textura de concreto. Mostrarei num próximo post pra vocês!

Que tipo de papel de parede escolher?

Ao tomarmos a decisão do melhor papel de parede para um ambiente não devemos levar em conta apenas a estampa, mas o tipo de material de que ele é feito, que vai se adequar melhor aquele local, e com isso também será diferente o tipo de instalação e manutenção de cada tipo.

Eis as opções existentes no mercado:

Papel tradicional (celulose): tem textura de papel tradicional, exige qie a parede esteja bem lisa para um acabamento perfeito. Se mal instalado pode rasgar e dura cerca de 3 anos
Vinílico (PVC): são mais resistente, tem maior durabilidade e podem ser aplicados em superfícies não tão perfeitas. Também pode ser lavado e aplicado em áreas molhadas.
Papel de parede de TNT: é uma mistura de celulose e poliéster, tem mais aspecto de tecido do que o vinílico. Também é bem durável e possível em locais úmidos.
Papel de parede texturizado: esses possuem textura sofisticada em relevo, as vezes aveludado. Utilizado em ambientes requintados, eles são mais frágeis devido a textura, e só podem ser limpos com aspirador de pó, podem danificar com a umidade.

Veja mais posts de decoração no blog

Deixe um comentário