Mãe, isso aqui é ou não uma democracia?

Se você tem filho(a) na pré-adolescência é provável que ele(a) já tenha feito questionamentos parecidos com esse:
“Mãe, isso aqui é ou não uma democracia?”
E a princípio minha resposta foi…

Hummm…

Sempre que os meninos começam a questionar seus direitos em casa, lembro daquela citação do filófoso Mario Sérgio Cortella referente ao seu livro: Família – Urgências e turbulências:

“A família não pode ser uma ditadura, mas não é uma democracia”

É verdade que de vez em quando, com a correria do dia dia, nossa autoridade pode dar uma escorregada (atire a primeira pedra quem nunca!), mas penso que isso não pode ser frequente, e é essencial que as crianças estejam cientes que as regras da casa são definidas pelos pais, e devem ser cumpridas. Penso que isso seja fundamental para que se tornem adultos responsáveis e seguros.

Eis mais uma frase interessante do Cortella sobre a autoridade na relação pais e filhos citada nessa entrevista da revista Crescer:

“A amizade é necessária, mas não a camaradagem”

A família é uma organização participativa, uma estrutura de convivência em que todos têm dignidade igual, mas não a mesma autoridade, pois os adultos são responsáveis pelas crianças e devem orientá-las da melhor forma para cada ação/tarefa, e assim como os deveres, os direito podem ir se modificando conforme a idade, maturidade e condição da criança.

Então não existe democracia numa família?

Na verdade, depende da situação. Aqui em casa por exemplo, todos tem o mesmo direito quando vamos comer um doce ou uma coisa muito especial, ela é dividida igualmente entre todos da casa. Geralmente o direito dos irmãos são os mesmo, como por exemplo, no horário de uso de aparelhos eletrônicos. Já por exemplo no horário de dormir, pais e filhos não tem os mesmos direitos, e as crianças devem respeitar os horários da rotina (a não ser é claro, em alguma ocasião especial que possa ocorrer uma exceção)

Acho que é sempre válido o bom senso para determinar essas coisas e o mais importante é sempre deixar as regras bem claras para eles. Que eles nunca se sintam oprimidos, sem direito de opinar e expresse suas opiniões, mas que saibam respeitar a autoridade dos pais em casa para que possam crescem com limites, e se tornem adultos conscientes e cientes de suas responsabilidades.

E por aí, já chegaram questionamentos desse tipo feito por eles? Como vocês costumam explicar o lance da autoridade na relação pais e filhos?

Leia mais textos do blog sobre Pré-adolescência

 

Um comentário em “Mãe, isso aqui é ou não uma democracia?

  1. Por aqui o Benjamin já começa a questionar tb, mas não dessa forma ainda.
    Mas penso como você, tudo depende de cada situação e do bom senso.
    E foi por isso que comprei o quadro de incentivo. Porque aqui estava rolando muitos questionamentos e também a falta de vontade de cumprir as regras e sinto que chegou a hora (se já não passou) de complementarmos com responsabilidades. Sabe? Do tipo, você arruma sua cama, você é responsável por trocar a própria roupa e guardar ou por pra lavar. Enfim, foi super bem aceito o livro e pegamos bem leve nessa primeira semana. rs

Deixe um comentário