Pequenos cientistas 21: demonstrando gravidade com imãs e clips

Ontem estávamos em casa apenas eu e meu caçula, pois o irmão passou o dia num passeio com a escola. E como ele adora brincar com meus imãs, resolvi chamá-lo para fazermos esse experimento com lego, linha e clips de papel, num esqueminha para demonstrar a gravidade de uma forma bem simples
Ele montou duas torres paralelas com peças de lego e usamos uma linha para amarrar três clips numa peça comprida (a branca da foto). Em cima das torres, repousamos um palito com três imãs (bem fortes) presos com fita adesiva (uma régua também pode ser usada). Então foi só começar a levantar os fios com os clips que eles já ficaram de pés, atraídos pelos imãs. Deu até para brincar de puxar levemente para o lado que eles logo voltavam para posição vertical.

Ele adorou e eu também achei muito legal! É bacana aproveitar para comentar com eles que a gravidade é uma força que tenta puxar dois objetos um para o outro, que a gravidade da Terra é o que nos mantém no chão, que faz com que objetos caírem. Essa atividade foi inspirada na ideia desse blog aqui. Quem fizer também depois conta pra gente como foi! Abraço e bom fim de semana!

Veja também: outros experimentos com imãs, fazendo um motor homopolar

Um comentário em “Pequenos cientistas 21: demonstrando gravidade com imãs e clips

Deixe um comentário