Desenhos/animações que despertam o interesse das crianças pela ciência

Muitos desenhos e animações envolvem elementos da natureza, personagens do reino animal e vegetal, ou ainda incluem personagens que simbolizam a figura do cientista. Mas alguns deles vão além e ensinam um pouquinho sobre ciência, de um jeito leve, simples, cercado de muita fantasia, é claro, despertando ainda mais o interesse das crianças sobre os seres vivos, seu meio, e suas interações. Reuni alguns desses desenhos/animações aqui:

Show da Luna (Discovery Kids): Luna é uma menina de 6 anos que adora ciências, e que acredita que a Terra é um enorme laboratório aonde ela pode descobrir diversas curiosidades. A cada episódio ela, Júpiter e Cláudio vão formular hipóteses e experimentos e esclarecer a pergunta: “ O que está acontecendo?” O Show de Luna vai apresentar noções de como funciona o método científico, adaptado para a faixa etária do público alvo de 2 a 5 anos, claro!
Peixonauta (Discovery Kids) o desenho conta as aventuras de um peixe que, com a ajuda de um escafandro cheio d’água (o Bublex), vive entre o “mundo molhado” e o “mundo seco”, revelando mistérios e buscando soluções para proteger o meio ambiente, transmitindo às crianças a mensagem da importância da consciência ambiental para nossa vida.
Sid, o Cientista (atualmente na TV Cultura): Sid é um menino cientista que adora descobrir coisas novas e fazer perguntas. Todo dia a série traz uma pergunta científica diferente feita por Sid que é selecionada na sua escola. Introduz as crianças, de uma forma simples, noções de como funciona as etapas de uma pesquisa no método científico.

 


Aventuras com os Kratt (Discovery Kids): este desenho é muito bacana e na verdade foi inspirado na série Zoboomafoo, onde os irmãos Kratt conhecem animais exóticos, mostram animais curiosos e seus incríveis recursos de defesa, e os mistérios da vida selvagem. Com certeza este desenho vai atrair as crianças, e despertar ainda mais o interesse e os questionamentos sobre ciência.
Para os bem pequeninos:
Série Minúsculos (atualmente na Band): essa animação encantadora narra as aventuras fictícias do mundo dos insetos como a joaninha, vespa, formiga, abelha, gafanhoto, lagarta e cigarra, todos construídos em 3D. Através é claro, de muita ficção e humor, os pequeninos podem ter uma ideia do comportamento e morfologia desses insetos.

O Rei Leão: em meio a linda lição de vida deste filme, podemos  também observar noções de como funciona a cadeia alimentar através do ciclo da vida (presentes nas explicações do Musafa para o filho Simba) E também aborda a questão ambiental, e espécies mais ameaçadas pela interferência do homem.

Procurando Nemo e Procurando Dory: como já contei num post especial sobre Procurando Dory, esses dois filmes, em meio a conflitos divertidos da ficção retratam alguns aspectos reais sobre biologia marinha: relação do peixe palhaço com a anêmona, capacidade de memorização do polvo, ecolocalização das belugas, etc.. 
Vida de inseto: Neste filme os gafanhotos exploram as trabalhadoras formigas, que num momento de sufoco pedem ajuda aos outros insetos para lutarem contra eles. Em meio a trama podemos ver um pouco de como funciona uma sociedade, o predatismo e Morfologia dos Artrópodes.
Gostaram? E fiquem a vontade para acrescentar mais alguma animação/desenho que ensinem um pouquinho de ciência para as crianças! Abraço!

Um comentário em “Desenhos/animações que despertam o interesse das crianças pela ciência

Deixe um comentário