Algumas ações para criar filhos de forma mais sustentável

As crianças normalmente aprendem algumas dicas de sustentabilidade na escola, mas é sempre bom ter essas ideias reforçadas pelos pais, e o mais importante, dar o exemplo e praticá-las em casa.
Água: Essa atitude normalmente eles assimilam bem e acabam vigiando todos na casa: diminuir o tempo do banho e das torneiras abertas: “mãe, desliga pra mim, eu não quero acabar com a água do planeta…”
Consumo consciente: Alertar para que os aparelhos que não estão sendo utilizados na casa sejam desligados, convidar as crianças a pensar antes de comprar qualquer produto.
Comida: mostrar paras as crianças que você evita o desperdício de comida, reaproveitando os alimentos, aproveitando frutas que já estão maduras para sucos, bolos, etc, e convidando a criança para participar do preparo. Estimular a alimentação mais saudável.
Transporte: Quando estiverem planejando um passeio com amigos (ou com pais dos coleguinhas, por exemplo) sugira de irem todos num mesmo carro. Ou quando possível, tentarem optar pelo transporte coletivo, incluindo nisso o transporte escolar.. Assim você estará ensinando seu filho que um carro a menos na rua ajudará na diminuição do CO2 que polui o ambiente.
Trabalho em equipe: Dividir as tarefas em casa, cada um fica responsável por uma tarefa, por exemplo: uma das crianças pode fiscalizar se há luzes acesas sem necessidade.
Criar seu próprio brinquedo: fazemos muito isso aqui em casa, pois gostamos de fazer arte, mas é importante mostrar que os materiais podem ser reutilizados após a construção de cada brinquedo. Quando a criança não está mais brincando, incentive-a a desmontar e a aproveitar o material para construir outra coisa, e caso não tenha mais utilidade, descarte no lixo reciclável.
Lixo: procurar sempre produzir o mínimo de lixo, e separar o lixo para a reciclagem.
Doação: procurar selecionar junto com as crianças os brinquedos que não estão sendo usados e incentivá-las a doar, assim como roupas e coisas em desuso na casa. Lembre-se da regra: se ninguém mexe há mais de um ano, dificilmente terá uma utilidade um dia (isso não vale para documentos, claro rs)
 
O que foi sugerido ainda é muito pouco, é claro! Mas muitas vezes nos esquecemos que praticar os 3R (Reduzir, reutilizar, reciclar), e também o R de “repensar”(amigo do consumo consciente), no nosso dia a dia é muito importante, e ensinar isso as crianças também é missão dos pais. Pode parecer piegas, mas é importante ressaltar que cada pequena ação que tomamos parece insignificante, porém a atitude de cada um pode ajudar a impactar menos o ambiente, e diante desses pensamentos eles acabarão se tornando cidadãos melhores para o nosso futuro. E definitivamente é isso que todos nós pais queremos, não é mesmo? Fontes: Instituto Akatu e “Como combater o aquecimento global” de Joanna Yarrow

Um comentário em “Algumas ações para criar filhos de forma mais sustentável

Deixe um comentário