10 perguntas sobre ciência que as crianças costumam fazer

Imagem: banco de imagem
As crianças são muito curiosas e fazem perguntas que nos deixam de queixo caído, e as questões relacionadas à ciência e a natureza são muito frequentes a partir dos 5 anos. Reuni algumas que já ouvi aqui em casa e se você ainda não ouviu, certamente vai ouvir. Tentei resumi-las de forma mais simples possível para ajudar os pais a respondê-las (é lógico que a compreensão vai variar de acordo com idade):
 1. Por que o céu é azul? 
A luz branca, que é composta por todas as cores (arco-íris), quando entra na atmosfera é absorvida e espalhada pelas moléculas de ar por toda parte. Os tons de azul, que tem comprimento de onda menor, são frequentemente mais espalhados pelas as pequenas partículas (moléculas) do ar em todas as direções. Então o azul é a cor mais percebida pelos nossos olhos.
2. Se eu cavar um buraco bem fundo no chão posso chegar ao Japão? 
Infelizmente não, pois mesmo que conseguisse atravessar a crosta terrestre, quando chegasse ao manto terrestre, se depararia com temperaturas de até 3.4mil graus Celsius e chegando ao núcleo, temperaturas de até 6mil graus Celsius. Além disso, o local do outro lado do planeta varia conforme a região do Brasil, ex. Brasília vs. Filipinas
 3. Por que as estrelas brilham? 
Porque as estrelas como o sol (que é uma estrela) são um bolas gigantes de gás incandescentes. Há uma queima de combustível no núcleo, dentro delas, chamadas de fusão. Suas altas temperaturas emitem grande quantidade de energia em forma de luz.
4. Por que a lua não cai na terra? 
Essa eles costumam aprender bem cedo na escola, a lua não cai porque sua velocidade a mantém em órbita, ou seja, a Lua tem um movimento de queda permanente.
5. Por que os passarinhos cantam?
É a forma com que eles se comunicam, emitem os sons para se comunicar com outros pássaros, marcar território, atrair parceiros, etc…Podem emitir notas simples ou cantos longos e melodiosos.
6. É possível chegar no fim do arco- íris? 
O arco-íris é uma ilusão de ótica e sua posição depende do observador, porém está sempre na direção oposta do sol em relação a quem observa, por isso é impossível “pegar” o arco-íris.
 7. Por que as formigas andam na parede e não caem? 
Os animais podem ter diversos recursos que permitem a escalada de paredes, no caso das formigas (e outros insetos), elas possuem uma espécie de “almofadinha” adesiva nas extremidades das patas, chamada arólio, que agem em conjunto com minúsculas garras presentes nas pontinhas das patas, permitindo que elas vençam a gravidade.
 8. Como o corpo da lagarta é gordinho dá origem ao corpo da borboleta que é magrinho? 
Postei um vídeo no Facebook esses dias, que esclareceu essa dúvida do meu caçula. A metamorfose da borboleta não é resultado direto do corpo da lagarta, mas sim resultado de divisão celular do material liquefeito da lagarta dentro do casulo.
 9. Por que bocejamos?
 Quando nossos alvéolos pulmonares contraem, o cérebro envia um aviso para os músculos da boca se abrirem e aumentar a inspiração do ar.
10.  Porque espirramos? 
O espirro é involuntário e sua função é expelir sujeira, poeira e outras partículas que possam estar irritando nosso nariz ou pulmões, quando ele sai acaba levando para fora também toda secreção (vulgo meleca rs)
 Sei que muitas dessas repostas sobre ciência podem dissolver um pouco o lúdico e imaginário infantil, mas a medida que as curiosidades surgem temos que tentar explicar o mais próximo possível da realidade, conforme o entendimento de cada idade. Porém, nunca deixe de perguntar a teoria da criança sobre a própria dúvida, você certamente ficará encantada(o) com a genialidade da resposta.

Deixe uma resposta