Como saber se podemos confiar na classificação etária dos filmes

Quando as crianças estão mais crescidinhas, mais ou menos depois dos 8 anos, elas não querem se limitar apenas as animações e desenhos quando se trata de cinema. Elas também querem assistir filmes que os pais assistem então o negócio começa a complicar… O que seria ideal, mas nem sempre é muito fácil, seria escolher um filme que seja divertido e interessante para os pais, e que tenha censura adequada para a criança assistir tranquilamente. Ultimamente a classificação etária indicada nos filmes anda bem questionável, principalmente aquela classificação que indica 10 ou 12 anos.
A classificação de 10 anos normalmente é usada para alertar de cenas de fantasia, ou conflitos familiares que podem deixar a criança impressionada ou com medo, mas no geral, não há problemas em serem vistos por crianças maiores de 6, dependendo de cada criança, claro.
A classificação de 12 anos é a mais polêmica, pois pode indicar cenas de violência leve, média, conflitos familiares, e muitos podem ter conteúdo sexual, sejam em cenas ou diálogos. O problema é que nunca dá para saber realmente, porque já ouve casos de eu assistir filmes de censura 12 anos com marido onde no final concluímos que as crianças poderiam ter assistido tranquilamente. E outros de 12 anos que arriscamos assistir com eles e teve cenas constrangedoras e inadequadas.
Em casos mais leves eu prefiro deixar e depois responder qualquer dúvida que tenham, mas em casos mais graves é melhor disfarçar e interromper o filme mesmo.
Os filmes de aventura ou fantasia podem ter censura de 10 ou 12 anos, mas geralmente não apresentam grandes problemas para serem vistos com crianças (nessa faixa dos 7), é nosso gênero preferido no momento. Já as comédias ou comédias românticas de censura 12 anos quase sempre são bem inadequadas para elas.

Então, como faço para saber se o filme é realmente adequado para o meu filho ver?

 
A dica que eu dou é a seguinte: procure o nome do filme em inglês e busque por ele no site IMBD. Logo abaixo do resumo há um item chamado “Parental Guide”. Nele você vai encontrar todas as cenas do filmes que possam ter qualquer conteúdo inadequado para crianças, e ele vai detalhar minuciosamente o que acontece nela, se é uma cena mais quente, ou só uma insinuação, um palavrão, inclusive diz em que momento e durante quanto tempo acontece (se precisar use o Google translator para uma ajudinha).
Aí cabe a nós pais avaliarmos se é conveniente ou não. É isso, gente! Em breve posso trazer uma lista de filmes que considerei adequado e inadequado para essa faixa dos 6 aos 10. Abraço!

Um comentário em “Como saber se podemos confiar na classificação etária dos filmes

  1. Muito obrigada por essa dica, vou fazer isso até por mim, pois tem vários filmes mesmo para adultos que pessoalmente discordo da censura (algumas censuras 14 anos pessoalmente achei em alguns casos que deviam ser mesmo 18).

    E gosto muito do blog, parabéns pelo seu trabalho.
    Abraços!

  2. Oi Cynthia!! Adorei sua indicação!! Já passei por apuros!! Eu costumo passar as partes que não quero que meu filho assista, mas tem vezes que não sou tao rápida! Teve uma vez que corri para passar e pulei por cima do marido e Tapei os olhos do meu filho!! Se não me engano foi o filme 300 ou Gladiador!! AFF!! Um fiasco!! Mas ate mesmo ele com 12 anos acho que tem filmes para essa faixa etária que não cabe a liberação!! Mas vai de cada família mesmo. Acho que deviam censurar as propagandas das novelas!! Meus Senhor!! Essa última novela super picante passava a propaganda o dia todo de umas cenas desnecessarias, alias necessária para eles conseguirem público, por que deixar a TV ligada a toa e a criança ver isso não dá!!! Beijão!!

Deixe um comentário