DIY Ajuste elástico para calças infantis

Calças infantis sem ajuste elástico – muito difícil acertar o tamanho da cintura

Ultimamente as calças de sarja/jeans para crianças vêm com aquela ajuste elástico que é ótimo, pois é sempre bem difícil dar a numeração correta dar certo na cintura e no comprimento ao mesmo tempo. Fora que levar roupa muito certinha para criança é furada, né?
 Encontrei numa loja uma calça de sarja bem bonita para meu filho mais velho e estava com o preço bom, porém não tinha aquele ajuste elástico na cintura.
Ele experimentou e não deu outra: deu certo no comprimento e sobrou muito na cintura.
Resolvi arriscar e levei para tentar fazer um ajuste. Não imaginei que fosse tão fácil resolver o problema e uma novidade que descobri e não imaginava: os armarinhos já vendem o elástico com furinhos pronto para fazer esse ajuste.
Então precisei apenas fazer os dois furos na parte interna atrás da calça (com cuidado para cortar apenas a camada da frente). Fiz os furos cerca de 9 centimetros de cada lado a partir do centro da calça.
Costurei a mão em volta dos furos para não desfiar fazendo uma casa de botão (costurei bem mais ou menos mesmo rs) e passei o elástico por dentro com um alfinete. Cerca de 1cm ao lado de cada furo, costurei os botões.
Então foi só prender e deixar a circunferência desejada na calça. Deu certinho!
Abraço!

12 comentários em “DIY Ajuste elástico para calças infantis

  1. Adorei a dica!! cheguei a pedir pra costureira fazer umas pensas nas calças, e ficaram apertadas. Vou procurar esse elástico, obrigada por compartilhar!!

  2. Ficou otimo, boa dica! Aqui no Japão calças que tendem a dar diferença de criança para criança sempre tem o ajuste, ajuda muito na hora de comprar. Esse ajuste ajuda também para presentear pq a mãe do presenteado pode estar ajustando na medida.
    Fernanda Borela 😀

  3. Adorei Cynthia, você chegou justo onde há dias eu vinha feito louca atrás de uma opção. Não fazia ideia de que já está sendo vendido esses elásticos por aí e nem cheguei a procurar… e que ótimo que eu posso fazer só costurando a mão mesmo 😉
    Obrigada pela dica maravilhosa de hoje!
    Beijos

  4. To querendo fazer isso numa calça que já tem elástico na parte de trás e não sei como fazer. Alguma sugestão?

  5. Tenho 3 filhos, a mais velha tem 18 e os meninos de 9 e 5 anos, são todos magrinha o e sei desse drama de acertar na Ci tira e errar no comprimento, e vice versa, dá minha filha foi pior, sempre tinha que mandar pra costureira pra ajustar, pq meninos ainda usam calças e agora mais larguinhos, mas meninas né…..Kkkkkkkkkk

  6. Oi. Muito legal sua ideia! Vou fazer nas roupas do meu enteado. Ele é muito magrinho e as pences machucam… Agora tenho um garotinho de quase dois anos, ele é bem gordinho, o problema é outro… Muitas calças ficam ótimas, mas na barriga apertam! Tem alguma ideia p quem não sabe costurar, mas tem muita boa vontade? obrigadas

Deixe um comentário