Exercitando a memória da criança

Já contei aqui pra vocês que meu caçula é uma criança bastante desatenta, e tem muita dificuldades de memorizar informações a curto prazo. Por exemplo, me assusta muito quando as vezes nós falamos algo para ele, e 10 segundos depois ele diz que esqueceu o que acabamos de falar (parece marotice de criança, mas a gente consegue perceber que não é…) Nas sessões com a Fonoaudióloga, ela nos sugeriu um exercício bem simples para fazermos em casa com ele, e resolvi compartilhar com vocês caso alguém se identifique, ou ache interessante tentar em casa. É assim: todos os dias eu o desafio a desenhar 3 coisas (bem detalhadas), como por exemplo: uma girafa calçando tênis, uma velhinha usando peruca, e uma árvore de dinheiro. E só falo uma única vez, e ele precisa se lembrar de tudo enquanto desenha. Ele tem se esforçado muito, adora os desafios e os resultados estão sendo ótimos (independente da qualidade do desenho, o importante é ele se lembrar dos detalhes) A medida que ele for acertando todos os dias, quero aumentar a quantidade de detalhes.
Outro exercício, que na verdade é uma brincadeira que já fazíamos aqui em casa há tempos, é o Continue a história. Na hora de dormir, um de nós começa a inventar uma história e de repente passa para o o outro continuar, podendo mudar o rumo, mas sempre se lembrando do que a pessoa anterior informou sobre ela. Delícia para brincar quando os irmãos dividem o quarto.
Ainda não sei se esses exercicios em casa vão gerar algum resultado no desempenho escolar e na atenção dele no geral, mas estou otimista e queria até introduzir mais alguns (se alguém quiser sugerir, será benvindo!)

Um comentário em “Exercitando a memória da criança

  1. Que bacana essas ideias, ajudam mesmo pode ter certeza… Otimismo sempre!!!
    Não tenho nenhuma ideia bacanuda assim, mas quando eu era pequena minha mãe sempre fazia brincadeiras legais. Uma delas era observar bem um cômodo ( geralmente sala ou cozinha),saíamos e ela trocava algum objeto de lugar rapidamente. O objetivo era achar e dizer o antes e depois.
    Beijos e muita sorte com essas delícias de brincadeiras!!!!

  2. Olá Cynthia, gostei muito da ideia dos desenhos, vou aplicar com meu herdeiro. Acredito que além de ajudar na memorização e atenção, desenvolve bastante a criatividade e coordenação motora!

    Gosto muito de "associar" ideias, ou seja, aproveitar que o desenho está feito e a partir dele contar um história ou criar um jogo, ou ainda, montar um quadro, um quebra-cabeças… Vai que a brincadeira rende mais do que o planejado…

    Legal o post! Até, Marcius Victor.

Deixe uma resposta