Oh céus…


“Mãe, o que foi que aquele homem fez de errado para ter nascido sem os braços?”

É, amiga leitora… Assim como eu você achava que as perguntas mais difíceis seriam as derivações de “como surgem os bebês?”, não? Aí vem uma criaturinha de cinco anos e manda uma dessa, assim, sem introduções. Fiquei tão chocada, na hora eu só disse que o homem não fez nada de errado, simplesmente acontecia às vezes, e que depois tentaria responder melhor a pergunta, alguém me acode?

Um comentário em “Oh céus…

  1. ela é muito nova pra entender como o espiritismo explica porque as pessoas vem com necessidades especiais ou as adquirem ao longo da vida. deixa assim, na sua explicação simples.
    bejins, me bloga, me tuíta.

  2. ela é muito nova pra entender como o espiritismo explica porque as pessoas vem com necessidades especiais ou as adquirem ao longo da vida. deixa assim, na sua explicação simples.
    bejins, me bloga, me tuíta.

  3. Nossa,perguntinha cabeluda mesmo,viu..ele tem a mesma idade do meu..sinceramente eu tenho medo de n consequir explicar essas coisas a ele,pois ao faalr sobre religiao tenho receio que ele fique meio confuso se eu n souber explicar direito..mas querendo ou n é uma deixa p introduzir o tema aos poucos,n importa qual seja a sua escolha religiosa…Estava levando ele a uma aulinha de evangelização do centro espirita q frequento,mas devido aos meus horarios tive que parar..sinto mt falta pois acho que ajuda bastante em conversas de temas assim..
    Beijos e boa sorte!! 😉

  4. Nossa,perguntinha cabeluda mesmo,viu..ele tem a mesma idade do meu..sinceramente eu tenho medo de n consequir explicar essas coisas a ele,pois ao faalr sobre religiao tenho receio que ele fique meio confuso se eu n souber explicar direito..mas querendo ou n é uma deixa p introduzir o tema aos poucos,n importa qual seja a sua escolha religiosa…Estava levando ele a uma aulinha de evangelização do centro espirita q frequento,mas devido aos meus horarios tive que parar..sinto mt falta pois acho que ajuda bastante em conversas de temas assim..
    Beijos e boa sorte!! 😉

  5. Oi Cynthia, sei que é muito dificil, a minha é pequena mas já me faz algumas perguntas estranhas assim…então quando não sei bem o que falar as vezes digo que algumas coisas são assim mesmo como são e outras vezes que não sei, que a mamãe não sabe "tudo".
    No seu caso como ele é maior, eu diria que algumas pessoas nascem assim com necessidades especiais e daria outros ex.,(não acho legal dizer a uma criança que é um castigo por ter feito isso ou aquilo)que são pessoas como nós que gostam der ter amigos e etc, ensine desde já o respeito as diferenças é uma boa oportunidade!
    Vc conhece seu filho e sabe que tipo de linguagem ele entende então fale do seu jeito, talvez ele te surpreenda! Espero ter ajudado.
    Sucesso,bjks.

  6. Oi Cynthia, sei que é muito dificil, a minha é pequena mas já me faz algumas perguntas estranhas assim…então quando não sei bem o que falar as vezes digo que algumas coisas são assim mesmo como são e outras vezes que não sei, que a mamãe não sabe "tudo".
    No seu caso como ele é maior, eu diria que algumas pessoas nascem assim com necessidades especiais e daria outros ex.,(não acho legal dizer a uma criança que é um castigo por ter feito isso ou aquilo)que são pessoas como nós que gostam der ter amigos e etc, ensine desde já o respeito as diferenças é uma boa oportunidade!
    Vc conhece seu filho e sabe que tipo de linguagem ele entende então fale do seu jeito, talvez ele te surpreenda! Espero ter ajudado.
    Sucesso,bjks.

  7. Realmente não é uma resposta fácil para a idade dele, mas você pode explicar que os bebês podem ter sua formação alterada devido a problemas de saúde da mãe, acho que não se deve ainda colocar doutrinas religiosas, pois isso vai-se construindo ao longo da vida. E não é porque uma pessoa é deficiente que ela fez algum mal para isso senão ele vai achar que todos os deficientes físicos são maus e estão sendo castigados. Sei que não devo ter ajudado em nada, pois até eu me pego questionando esse tipo de coisa…AFF!!!! bjs!

  8. Realmente não é uma resposta fácil para a idade dele, mas você pode explicar que os bebês podem ter sua formação alterada devido a problemas de saúde da mãe, acho que não se deve ainda colocar doutrinas religiosas, pois isso vai-se construindo ao longo da vida. E não é porque uma pessoa é deficiente que ela fez algum mal para isso senão ele vai achar que todos os deficientes físicos são maus e estão sendo castigados. Sei que não devo ter ajudado em nada, pois até eu me pego questionando esse tipo de coisa…AFF!!!! bjs!

  9. Cy, é dificil demais explicar essas coisas, mas uma coisa que vc pode fazer, é mostrar videos ( acho que tem sim) de pessoas que tem algum problema e vivem sua vida normalmente, prá que ele entenda que além da pessoa nao ter feito nada de errado, que ela pode ser feliz e ter uma vida bem parecida com a dele!! Tem um vídeo de um cachorrinho que nao tem as 2 patinhas da frente e que aprendeu a andar com as patinhas de trás, em pezinho, muito fofo, talvez ajude um pouco!! Ai dureza amiga rsss, beijocasss

  10. Cy, é dificil demais explicar essas coisas, mas uma coisa que vc pode fazer, é mostrar videos ( acho que tem sim) de pessoas que tem algum problema e vivem sua vida normalmente, prá que ele entenda que além da pessoa nao ter feito nada de errado, que ela pode ser feliz e ter uma vida bem parecida com a dele!! Tem um vídeo de um cachorrinho que nao tem as 2 patinhas da frente e que aprendeu a andar com as patinhas de trás, em pezinho, muito fofo, talvez ajude um pouco!! Ai dureza amiga rsss, beijocasss

  11. Cy!!
    Que dureza! E agora? Eu não sei nem o que te dizer. Falar de genética para uma criança não rola né, mas deixar eles sem resposta também não é legal..e agora? Vixi, amiga!
    Grande beijo, uma boa semana pro cê e os pequenos!

    Carol

  12. Cy!!
    Que dureza! E agora? Eu não sei nem o que te dizer. Falar de genética para uma criança não rola né, mas deixar eles sem resposta também não é legal..e agora? Vixi, amiga!
    Grande beijo, uma boa semana pro cê e os pequenos!

    Carol

  13. Situação difícil, fica pior ainda quando a pergunta ou comentário é feita perto da pessoa que lhe chamou atenção. Nessas horas ficamos sem ação. Saia justa total.

  14. Cynthia
    Eu responderia pro meu filho "por que Deus quis assim" … assim ele vai ter que ter muuuita imaginação e sua vida nunca vai ser monótona … o Pai só dá desafios pra pessoas muito especiais …como Ele confia muito nele deu esse presente … assim ele vai ser um exemplo sempre!
    Deus sempre sabe o que faz … a gente que tem mania se só querer o certinho… depois reclama que a vida é um tédio … fica em depressão …
    Bjks e boa sorte

  15. Cynthia
    Eu responderia pro meu filho "por que Deus quis assim" … assim ele vai ter que ter muuuita imaginação e sua vida nunca vai ser monótona … o Pai só dá desafios pra pessoas muito especiais …como Ele confia muito nele deu esse presente … assim ele vai ser um exemplo sempre!
    Deus sempre sabe o que faz … a gente que tem mania se só querer o certinho… depois reclama que a vida é um tédio … fica em depressão …
    Bjks e boa sorte

  16. Oi Cinthia!!Eu não estava conseguindo comentar a qui…ainda bem que deu.Amiga,eu sempre falo a verdade para meus filhos, tentando explicar da maneira mais simples,sem rodeios.Eles sempre entenderam e entendem,nunca gostei de mentir,de inventar histórias para contar isso ou aquilo.Agora são adolescentes , aceitam e respeitam normalmente as diferenças entre as pessoas.Te ajudei??Bjs!!

  17. Oi Cinthia!!Eu não estava conseguindo comentar a qui…ainda bem que deu.Amiga,eu sempre falo a verdade para meus filhos, tentando explicar da maneira mais simples,sem rodeios.Eles sempre entenderam e entendem,nunca gostei de mentir,de inventar histórias para contar isso ou aquilo.Agora são adolescentes , aceitam e respeitam normalmente as diferenças entre as pessoas.Te ajudei??Bjs!!

  18. Olha, sabe que esse seu comentário deu panos para minha manga interior?! Juro!!
    Fiquei remoendo meu passado e o presente com todos os meus sobrinhos, e confesso que chorei rios…
    Graças a Deus eu nasci numa família que é maravilhosa, e fui criada por pessoas que não sabem fazer distinções bobas, não conhecemos o preconceito em casa, e isso é fantástico! Eu passei a infância brincando com as crianças da Apae, desde que nasci convivi com os idosos de um abrigo que meu tio era Presidente, e sempre fomos muito envolvidos em ações sociais (que para mim eram diversão), então vc acredita que nunca perguntei nada disso a ninguém?! Não sei te ajudar, desculpe! Percebi que não estou preparada para enfrentar esse tipo de perguntas, principalmente pq minha sobrinha mais velha tem sequelas muito chatas de toxoplasmose que me partem o coração e minha alma treme ao pensar em alguém discriminando minha bichinha…
    Esse assunto mexeu muito comigo, e isso é sempre positivo!
    Bjs

  19. Olha, sabe que esse seu comentário deu panos para minha manga interior?! Juro!!
    Fiquei remoendo meu passado e o presente com todos os meus sobrinhos, e confesso que chorei rios…
    Graças a Deus eu nasci numa família que é maravilhosa, e fui criada por pessoas que não sabem fazer distinções bobas, não conhecemos o preconceito em casa, e isso é fantástico! Eu passei a infância brincando com as crianças da Apae, desde que nasci convivi com os idosos de um abrigo que meu tio era Presidente, e sempre fomos muito envolvidos em ações sociais (que para mim eram diversão), então vc acredita que nunca perguntei nada disso a ninguém?! Não sei te ajudar, desculpe! Percebi que não estou preparada para enfrentar esse tipo de perguntas, principalmente pq minha sobrinha mais velha tem sequelas muito chatas de toxoplasmose que me partem o coração e minha alma treme ao pensar em alguém discriminando minha bichinha…
    Esse assunto mexeu muito comigo, e isso é sempre positivo!
    Bjs

  20. Boa tarde Cynthia

    Sou espírita, mas acho que com esta idade nem é o momento de introduzir o assunto, é cedo e isso só iria embaralhar a cabecinha dele.
    Mas do seu jeito e de uma forma diferente você poderia responder que o "Papai do Céu" não deu braços aquele homem, não porque ele é bom um ruim, mas porque ele é "Especial".
    Pessoas especiais geralmente são fortes e alegres e mesmo com problemas, sabem encontrar felicidade e amor, fazendo coisas diferentes.
    Sei lá…uma idéia.

    Beijos Cynthia (Cyntchus)

  21. Boa tarde Cynthia

    Sou espírita, mas acho que com esta idade nem é o momento de introduzir o assunto, é cedo e isso só iria embaralhar a cabecinha dele.
    Mas do seu jeito e de uma forma diferente você poderia responder que o "Papai do Céu" não deu braços aquele homem, não porque ele é bom um ruim, mas porque ele é "Especial".
    Pessoas especiais geralmente são fortes e alegres e mesmo com problemas, sabem encontrar felicidade e amor, fazendo coisas diferentes.
    Sei lá…uma idéia.

    Beijos Cynthia (Cyntchus)

  22. Cy querida, as crianças de hoje, sempre nos surpreendendo.
    Fico bege, quase sempre, mas começo a fazer palhaçadas… Tem horas que não há o que responder, né?
    Beijossssssssssssssss saudosos e gelados
    Vero

  23. Cy querida, as crianças de hoje, sempre nos surpreendendo.
    Fico bege, quase sempre, mas começo a fazer palhaçadas… Tem horas que não há o que responder, né?
    Beijossssssssssssssss saudosos e gelados
    Vero

Deixe uma resposta