Salad Day

Gostaria muito de dizer que minha família é um exemplo no quesito alimentação. Que as crianças não comem doce, fritura, e que no lanche da escola levam lanchinho integral de soja com suco natural… Que durante o filminho na tv petiscam frutas desidratadas e que adoram freqüentam aniversários infantis por causa da barrinha de cereais que recebem no final da festa… Pois é, infelizmente, a realidade aqui de casa é bem diferente. Esforço-me ao máximo para apresentar diariamente um almoço razoavelmente nutritivo com proteínas, verduras, legumes e carboidratos, mas na janta… Hum… Salvo os dias de sopa, rola muita pizza, cachorro quente, pão de queijo e outras guloseimas do Crap food world. Pensando nisso, eu e maridus resolvemos promover em casa, uma vez por semana, o “Salad Day” (oi, adoramos estrangeirismos). Nele reunimos todos os legumes e verduras disponíveis na casa, juntando tudo num saladão, e é claro, utilizando atrativos infantis como batata palha e queijo minas padrão salpicados, porque ninguém é de ferro, e precisamos capturar as crianças. O Salad Day é quase uma terapia, um placebo para nos convencermos de que não importa a pizza que comemos ontem, o Salad Day de hoje vai matar tudo. Sim, trazemos as crianças para nossas neuroses. E acreditem, elas adoram!

Pãozinho integral pra acompanhar senão não sustenta, né gente rs?

Outro atrativo para capturar crianças é colocar um bom molho de salada. Ando comprando esses prontos mesmo, existem uns ótimos, mas juro que já fui a rainha do molho caseiro de salada, mandava bem, verdade. Tem o lance dos conservantes do molho pronto e tal, mas me diga, não é melhor comer a verdurada banhada no conservantezinho do que não comer jamais?

Às vezes as crianças não toleram molhos muito fortes, nesse caso uma boa opção são os a base de iogurte. Eu particularmente gosto muito do molho americano ceaser, que não sei fazer por isso compro pronto. Quando voltei da França, trouxe a mania do molho com a mostarda de dijon. Ela pura é bem forte, mas no molho de salada dá um sabor especial, é facilmente encontrada nos grandes supermercados, e não é muito cara, pois rende muito.

Deixo aqui uma receitinha que eu tirei daqui e dei uma traduzida tabajara básica:

Molho com mostarda de dijon para salada (Vinaigrette légère)

Duas colheres de café de vinagre

Duas colheres de sopa de óleo (eles costumam usar o de girassol, mas eu coloco azeite mesmo)

Uma colher de café de mostarda de dijon

Pimenta do reino (sinceramente, como a mostarda é forte, acho desnecessária)

Duas colheres de sopa de água.

Pitadinha de sal

Diluir a mostarda no vinagre até ficar homogêneo, em seguida acrescente os outros itens e misture bem. Acrescente a pitadinha de sal. (com muito cuidado, experimentando sempre)

Um comentário em “Salad Day

  1. Adorei tudo Cy, ja eata decretado aqui em casa o Salad Day,aqui em casa nao falta uma dijon (forte demais)mas adoro em molhos.
    bjks

  2. Adorei tudo Cy, ja eata decretado aqui em casa o Salad Day,aqui em casa nao falta uma dijon (forte demais)mas adoro em molhos.
    bjks

  3. É isso aí, mãezinha: as crianças adoram mesmo uma comidinha inserida num projeto maior, e a ideia do Salad Day é muito legal. Lembrarão pra sempre dele, como referência de uma cumplicidade tão boa da família em volta da mesa envolvidos numa proposta diferente. Olha, que os nutrólogos não ouçam, mas acho que antes levantar bandeira pela alimentação saudável, os hábitos afetivos, que passam também pela comida, precisam demais do nosso empenho. Uma ótima semana, querida, pra todos aí! Beijo

  4. É isso aí, mãezinha: as crianças adoram mesmo uma comidinha inserida num projeto maior, e a ideia do Salad Day é muito legal. Lembrarão pra sempre dele, como referência de uma cumplicidade tão boa da família em volta da mesa envolvidos numa proposta diferente. Olha, que os nutrólogos não ouçam, mas acho que antes levantar bandeira pela alimentação saudável, os hábitos afetivos, que passam também pela comida, precisam demais do nosso empenho. Uma ótima semana, querida, pra todos aí! Beijo

  5. Eu terei um sério problema com meus filhos…
    Não gosto de nada verde…
    Já viu né? Como vou convence-los a comer se eu não como???

    bj

  6. Eu terei um sério problema com meus filhos…
    Não gosto de nada verde…
    Já viu né? Como vou convence-los a comer se eu não como???

    bj

  7. Uma forma criativa de chamar a atenção das crianças: pode ser divertido e gostoso comer verduras. Aproveite e estenda para o dia-a-dia da família.
    A salada, quanto mais colorida, mais atrativa e gostosa( além de ser mais saudável).

  8. Ô Comadre… isso aí é um sonho aqui em casa.. desde que estivémos aí, vc nos contou que decidi fazer, mas foram alguns meses em hotel, depois em casa faltou a santa paciência para iniciar o dia da salada, agora Nina chegando.. só mesmo mais pra frente!!! Mas é isso aí, temos que fazer de td para essas crianças comerem bem, nem que seja alguns dias na semana, e se porcarias também não se vive, né?kkk Beijos!!!

  9. Cynthia, eu queria mesmo é a receita desta salada maravilhosa que você preparou neste prato! Que linda!!!! Eu preciso instaurar um salad day aqui em casa. Atualmente, salada só no restaurante do trabalho. Filhote come na casa da avó e no máximo toma iogurte em casa. Fim de semana é sempre comida vapt-vupt e lanches, muitos lanches… Vergonha de assumir… ui!
    Beijos.

  10. Cynthia, eu queria mesmo é a receita desta salada maravilhosa que você preparou neste prato! Que linda!!!! Eu preciso instaurar um salad day aqui em casa. Atualmente, salada só no restaurante do trabalho. Filhote come na casa da avó e no máximo toma iogurte em casa. Fim de semana é sempre comida vapt-vupt e lanches, muitos lanches… Vergonha de assumir… ui!
    Beijos.

  11. Nossa adorei aqui. E amei o dia da salada, tudi de bom. Acho que se todos tivessem algumas mudanças assim já ajuda na alimentaçao dos filhos. Minha cara já estou te seguindo se quiser poderás me seguir. Um Abraço Patricia

  12. Nossa adorei aqui. E amei o dia da salada, tudi de bom. Acho que se todos tivessem algumas mudanças assim já ajuda na alimentaçao dos filhos. Minha cara já estou te seguindo se quiser poderás me seguir. Um Abraço Patricia

  13. Adorei o prato de salada, me pareceu saboroso, deu vontade de comer.
    Minha filha começou comer salada faz pouco tempo, não conseguia engolir o alface, ficava rolando na boca, é muito restritiva com comidas em geral, o pequeno não é muito fã de saladas cruas, mas em compensação as cozidas ele come todas, quer vê-lo feliz, dá um prato de beterrabas cozidas… como não trabalho fora, tenho mais tempo em preparar as saladas, ora cruas, ora cozidas, que eu amo, não fico sem.
    Já copiei a receita do molho!
    Bjs e boa semana!

  14. Adorei o prato de salada, me pareceu saboroso, deu vontade de comer.
    Minha filha começou comer salada faz pouco tempo, não conseguia engolir o alface, ficava rolando na boca, é muito restritiva com comidas em geral, o pequeno não é muito fã de saladas cruas, mas em compensação as cozidas ele come todas, quer vê-lo feliz, dá um prato de beterrabas cozidas… como não trabalho fora, tenho mais tempo em preparar as saladas, ora cruas, ora cozidas, que eu amo, não fico sem.
    Já copiei a receita do molho!
    Bjs e boa semana!

  15. Adoro saladas, mas por conta da correria, nem sempre consigo fazer. Sepre penso que preciso mudar meus hábitos alimentares antes de ser mamãe. Quando criança, fui acostumada a comer muitos legumes e sopas e isso fez toda a diferença. Eu nem gostava de doces! Mas td muda na adolescência. Uma fome surreal, só comia porcarias.
    Amei a dica do molho.

    Beijo, querida!

  16. Cyyyyyyyyyyyy, amei você capturando as crianças… difícil, né? Mas não impossível…
    Acho que o que vale é levar no bom humor!!!
    Cy, adoro seus coment. lá no blog, e te espero aqui um dia, de verdade, viu?
    Beijosssssssssss
    P.S. – um dia quer dizer logo, tá?

  17. Olha, aqui em casa o filho como de tudo, é um ótimo garfo no auto dos seus 12 anos….vai da salada ao mac qualquer coisa, já a filha é uma pentelha, mas como esta com 23 ela q tem de pensar no q come, não achas?
    Amei o Post!
    Ah, ontem aqui em casa foi um pratão de salada na hora da janta….like yours!
    Bjus da paula

  18. Também sempre tento fazer verduras de um modo saboroso para meu filho comer mais. Gostei tanto da ideia que já fui comprar mostarda Dijon. Não comprava há anos. Meu filho gostou. Obrigada pelas felicitações lá no meu blog.
    Elisa

  19. Também sempre tento fazer verduras de um modo saboroso para meu filho comer mais. Gostei tanto da ideia que já fui comprar mostarda Dijon. Não comprava há anos. Meu filho gostou. Obrigada pelas felicitações lá no meu blog.
    Elisa

  20. Que ideia boa!!E se os seus filhos aprovaram…siga em frente!!Ah,podemos usar a nossa mostarda? Aqui na minha cidade não achei a mostarda dijon…Beijos e um lindo fim de semana!!

  21. Que ideia boa!!E se os seus filhos aprovaram…siga em frente!!Ah,podemos usar a nossa mostarda? Aqui na minha cidade não achei a mostarda dijon…Beijos e um lindo fim de semana!!

  22. Cintia, se o objetivo é criar o hábito de comer salada, tá valendo, o único problema desses molhos é que mandam o quesito calorias lá pra cima, né =( Mas entendo, amiga, é muito difícil salvar nossos filhos do fast food.
    Outra coisa é que alface praticamente é só água, então a gente come achando que tá super se alimentando bem mas ela contribui muito pouco com nutrientes… Tem essa receita aqui pra criança nenhuma botar defeito, dá uma olhada: http://cozinhamagali.blogspot.com/2010/05/finger-food-light-ii-wrap-com-folha-de.html

  23. Cintia, se o objetivo é criar o hábito de comer salada, tá valendo, o único problema desses molhos é que mandam o quesito calorias lá pra cima, né =( Mas entendo, amiga, é muito difícil salvar nossos filhos do fast food.
    Outra coisa é que alface praticamente é só água, então a gente come achando que tá super se alimentando bem mas ela contribui muito pouco com nutrientes… Tem essa receita aqui pra criança nenhuma botar defeito, dá uma olhada: http://cozinhamagali.blogspot.com/2010/05/finger-food-light-ii-wrap-com-folha-de.html

  24. Desculpa ter "inscrivinhado" seu nome errado =) Além da petulância de vir dar pitacos na sua salada, ainda escrever o nome errado é abuso total, né…

  25. Desculpa ter "inscrivinhado" seu nome errado =) Além da petulância de vir dar pitacos na sua salada, ainda escrever o nome errado é abuso total, né…

Deixe um comentário