Sobre fraldas, xixi, e um passado que nos condena

Escrevi algumas vezes, nos primórdios deste ainda desértico blog, sobre minhas experiências traumáticas de tirar as fraldas do meu menino mais velho. Com muita labuta há algum tempo, conseguimos essa proeza diurna, mas ele ainda dorme de fraldas com 4 anos completos (como assim?) Sim, já tentamos acordá-lo durante a noite mas o bichinho nem oscila, e se levamos ao vaso ele não faz xixi, tudo para economizar e deixar pra fazer no quentinho da cama. Pergunta: Mas e os gastos com fraldas, você não quer se livrar? Ô se quero! Mas dominava pelo comodismo e pela praticidade de não ter que secar o colchão na varanda do AP, o que fiz foi decair a qualidade das fraldas que compro. É isso, me processem!
Hoje me cobram por todos os lados se eu não vou tirar as fraldas do mais novo de 2 anos. Devo confessar com um tiquinho de vergonha, que não consigo encontrar estímulos para tal ação. Preguiça minha? Digamos que 50% se atribuam a minha preguiça, outros 30% seja pelo trauma que tive na experiência anterior com o mais velho, e os outros 20%, ah é deles que eu quero falar, da maldita genética…
Bom, eu fiz xixi na cama até os 8 anos. Macumba, chás milagrosos, prêmios como estímulo, minha mãe tentou tudo em vão durante anos. O pior de tudo era o trauma de trazer uma coleguinha pra dormir na sua casa e explicar porque seu colchão fazia barulho quando a gente sentava: era o plástico. E destaque para a garra infantil de levantar super cedo pra poder tomar banho e ficar limpinha para que ela não percebesse nada ao acordar. Sofrido!
Ah, o destino! Esse sempre gostou de me pregar pequenas peças… Anos depois de casada descubro que meu marido também fazia xixi na cama quando criança, e foi até os 9 anos (haha ganhou de mim!) E só ano passado descobri que minha mãe também sofria deste mal na infância (podia contar,né mãe?)
Agora me digam, tem como lutar contra as forças mendelianas da poderosa genética? Só temo ter que inventar histórias estapafúrdias pra futuras namoradinhas freqüentando minha casa…Tá, exagerei…

Um comentário em “Sobre fraldas, xixi, e um passado que nos condena

  1. kkk, Cy, já te contei a história do jacaré né, vc sabe que não tenho muita moral para falar, mas o que eu gosto de dizer é que cada um sabe onde dói seu calo, então ficar cobrando dos outros que façam como vc fez com seu próprio filho é um porre!! Liga não amiga, quando for a hora, será a hora rsss, beijos

  2. kkk, Cy, já te contei a história do jacaré né, vc sabe que não tenho muita moral para falar, mas o que eu gosto de dizer é que cada um sabe onde dói seu calo, então ficar cobrando dos outros que façam como vc fez com seu próprio filho é um porre!! Liga não amiga, quando for a hora, será a hora rsss, beijos

  3. Oi Cy, desencana disso! Se a genética é mais forte, então deixa que o menino sai sozinho da fralda, quando quiser….rsrsrsrssss…..
    Mas falando sério, eu não tive nada de problemas com minha filha nesse quesito. Foi tão rápido e fácil e surpreendente, que hoje, com 2 anos e 6 meses, não usa mais a danada da fralda nem pra dormir!
    beijo
    Fe
    http://nandapiovezani.blogspot.com

  4. Oi Cy, desencana disso! Se a genética é mais forte, então deixa que o menino sai sozinho da fralda, quando quiser….rsrsrsrssss…..
    Mas falando sério, eu não tive nada de problemas com minha filha nesse quesito. Foi tão rápido e fácil e surpreendente, que hoje, com 2 anos e 6 meses, não usa mais a danada da fralda nem pra dormir!
    beijo
    Fe
    http://nandapiovezani.blogspot.com

  5. Eu tô com a Roberta, cada um sabe aonde aperta seu calo, eu tirei a da Gi do dia com 2 1/2 e da noite com 3 1/2, agora a chupeta penei pra tirar e só agora consegui. Não é mole, essas crianças tem seu conceito próprio e pronto. Desencana e vamos às compras de fraldas mais baratas.

  6. Eu tô com a Roberta, cada um sabe aonde aperta seu calo, eu tirei a da Gi do dia com 2 1/2 e da noite com 3 1/2, agora a chupeta penei pra tirar e só agora consegui. Não é mole, essas crianças tem seu conceito próprio e pronto. Desencana e vamos às compras de fraldas mais baratas.

  7. Hei Cy, fica tranquila querida, concordo com a Ro sobre o calo, e ficar dando pitaco na educação do filho do outro é mamão com açúcar com gosto amargo no final!! No final dá tudo certo…bjo querida…

  8. Hei Cy, fica tranquila querida, concordo com a Ro sobre o calo, e ficar dando pitaco na educação do filho do outro é mamão com açúcar com gosto amargo no final!! No final dá tudo certo…bjo querida…

  9. Cy, fica fria, essa fase passa, eu nao posso contar minha experiencia com desfralde (com o cão) pq o povo vai achar que sou maluca. Deixa assim!
    bj

  10. Cy, fica fria, essa fase passa, eu nao posso contar minha experiencia com desfralde (com o cão) pq o povo vai achar que sou maluca. Deixa assim!
    bj

  11. Cynthia!
    Quem quase fez xixi na calça agora fui eu! hahaha
    É amiga, dito isso, no seu lugar eu nem me preocuparia com tal fato! Só pra constar, hj minha filha fez xixi na cama… Na MINHA cama! É, pois é…
    Bj

  12. Cynthia!
    Quem quase fez xixi na calça agora fui eu! hahaha
    É amiga, dito isso, no seu lugar eu nem me preocuparia com tal fato! Só pra constar, hj minha filha fez xixi na cama… Na MINHA cama! É, pois é…
    Bj

  13. Ai Cynthia, essas suas polêmicas me fazem rir e chorar de rir….tô brincando, sei bem o que é isso: o meu de 4 defraudou com 2 e pouquinho,fiz todo um teatro de placas de incentivo que para minha suspresa deu certo, saiu das fraldas em 15 dias, mas durante a noite demorou mais um pouco, agora meu marido cobra que eu comece a tirar da menina de 2, mas com esse frio todo por aqui, confesso que não estou com coragem, pq a cada xixi que escapar na roupa é: moletom, meia e sapato que vão xixi abaixo, vou esperar o tempo esquentar e começar tudo de novo, haja espírito esportivo e coragem…
    Beijos da Dani…
    Ah….fiz xixi na cama até +/- uns 10 anos, mas não conta pra ninguém!

  14. Ai Cynthia, essas suas polêmicas me fazem rir e chorar de rir….tô brincando, sei bem o que é isso: o meu de 4 defraudou com 2 e pouquinho,fiz todo um teatro de placas de incentivo que para minha suspresa deu certo, saiu das fraldas em 15 dias, mas durante a noite demorou mais um pouco, agora meu marido cobra que eu comece a tirar da menina de 2, mas com esse frio todo por aqui, confesso que não estou com coragem, pq a cada xixi que escapar na roupa é: moletom, meia e sapato que vão xixi abaixo, vou esperar o tempo esquentar e começar tudo de novo, haja espírito esportivo e coragem…
    Beijos da Dani…
    Ah….fiz xixi na cama até +/- uns 10 anos, mas não conta pra ninguém!

  15. Oi Cynthia tenho 2 meninos um de 7 que deixou de usar as fraldas aos 2 anos e meio e o outro de 4 que ainda usa fraldas dia e noite, a família quase me deixa louca com a pressão mas até agora não tive resultado algum, já tentei de tudo mas nada dá certo… O pior é que com o mais velho foi tão fácil que nem me lembro mais como eu fiz,rsrsrs. Dia desses falei com o pediatra deles e ele me disse que cada criança tem um amadurecimento diferente e temos que respeitar isso, quando ele entender a situação vai deixar as fraldas. Me aconselhou também a evitar aquelas "conversas" com mães que dizem: meu filho dorme a noite toda, meu filho deixou as fraldas com 1 ano,meu filho fala 3 líguas com 2 anos… Enfim evitar as comparações e estimulá-lo sem forçar a barra…É isso aí, no próximo verão tentaremos de novo, agora está muito frio por aqui… beijos

  16. Oi Cynthia tenho 2 meninos um de 7 que deixou de usar as fraldas aos 2 anos e meio e o outro de 4 que ainda usa fraldas dia e noite, a família quase me deixa louca com a pressão mas até agora não tive resultado algum, já tentei de tudo mas nada dá certo… O pior é que com o mais velho foi tão fácil que nem me lembro mais como eu fiz,rsrsrs. Dia desses falei com o pediatra deles e ele me disse que cada criança tem um amadurecimento diferente e temos que respeitar isso, quando ele entender a situação vai deixar as fraldas. Me aconselhou também a evitar aquelas "conversas" com mães que dizem: meu filho dorme a noite toda, meu filho deixou as fraldas com 1 ano,meu filho fala 3 líguas com 2 anos… Enfim evitar as comparações e estimulá-lo sem forçar a barra…É isso aí, no próximo verão tentaremos de novo, agora está muito frio por aqui… beijos

  17. oi CY! tá eu confesso também – eu tb fiz xixi na cama até os 8 anos (por aí), mas me melembro da vergonha , e a pobre coitada aqui ensando que ia passar um 71 n mãe acoradava e arrumava a cama, claro embaixo dos coertores estava a prova do crime- mas eu pensava que era esperta! a mina mãe inconsolada por ter uma filha tão inteligente me levou no médico e tomei um remédio para isto, é tem remédio para isto- agora não me pergunte que doença é esta – quem sabe o santo google resolve-
    porque algumas criznças fazem xixi até bem mais velhas mas algumas são fatores emocionais, o que não era o meu caso –
    o meu filho tb demorou – quantas noites acordava ensopado, tinha que trocar tudinhooo – eu sei o que tu está passando… mas a filhota antes de 1 ano j´tirava a fralda, a rebeldizinha-
    o negócio é não ficar cobrando dos filhos, mas a gente se sente culpada por causa das cobranças dos aprentes – diz pra eles passarem uma noite com ele rsrs
    bjs

  18. oi CY! tá eu confesso também – eu tb fiz xixi na cama até os 8 anos (por aí), mas me melembro da vergonha , e a pobre coitada aqui ensando que ia passar um 71 n mãe acoradava e arrumava a cama, claro embaixo dos coertores estava a prova do crime- mas eu pensava que era esperta! a mina mãe inconsolada por ter uma filha tão inteligente me levou no médico e tomei um remédio para isto, é tem remédio para isto- agora não me pergunte que doença é esta – quem sabe o santo google resolve-
    porque algumas criznças fazem xixi até bem mais velhas mas algumas são fatores emocionais, o que não era o meu caso –
    o meu filho tb demorou – quantas noites acordava ensopado, tinha que trocar tudinhooo – eu sei o que tu está passando… mas a filhota antes de 1 ano j´tirava a fralda, a rebeldizinha-
    o negócio é não ficar cobrando dos filhos, mas a gente se sente culpada por causa das cobranças dos aprentes – diz pra eles passarem uma noite com ele rsrs
    bjs

  19. Oi… tenho duas meninas: uma com 13 e outra com 03. A mais velha usou fralda (de pano) nem sei até quando… eu era muto nova e minha mãe me ajudava em tudo…
    Já a mais nova eu criei só com meu marido. Então, consegui o desfralde antes dos 2 anos. Busquei ajuda e estímulos nas comunidades de mães e pediátricas que participo no orkut. Ah, e tirei um mês de férias do serviço, que foram decisivas no desfralde.
    Eu ficava ali, de prontidão: ela fazia xixi, eu limpava o chão, dava banho nela e trocava a calcinha… ela fazia xixi, eu limpava o chão, dava banho nela e trocava a calcinha… À noite, antes dela durmir, levava ao banheiro e conversava sobre o xixi noturno, que era pra chamar a mamãe. Acordava todas as madrugadas e ia ao quarto dela… quando ela não me pedia, eu a acordava… e assim foi.
    Enfrentei dificuldades, mas nunca desanimei. Valeu muito a pena. Não pra minha comodidade, pois eu tinha mais trabalho, mas pro meu bolso e pra independência "fraldária" da minha pequena… rsrsrsrsrs
    Desejo determinação pra você. Vai dar tudo certo. Ah, esqueci de dizer: cada criança tem seu tempo… se você não conseguir agora,é porque ainda não está na hora.
    bjs
    http://www.larfamiliaecia.blogspot.com/

  20. Oi… tenho duas meninas: uma com 13 e outra com 03. A mais velha usou fralda (de pano) nem sei até quando… eu era muto nova e minha mãe me ajudava em tudo…
    Já a mais nova eu criei só com meu marido. Então, consegui o desfralde antes dos 2 anos. Busquei ajuda e estímulos nas comunidades de mães e pediátricas que participo no orkut. Ah, e tirei um mês de férias do serviço, que foram decisivas no desfralde.
    Eu ficava ali, de prontidão: ela fazia xixi, eu limpava o chão, dava banho nela e trocava a calcinha… ela fazia xixi, eu limpava o chão, dava banho nela e trocava a calcinha… À noite, antes dela durmir, levava ao banheiro e conversava sobre o xixi noturno, que era pra chamar a mamãe. Acordava todas as madrugadas e ia ao quarto dela… quando ela não me pedia, eu a acordava… e assim foi.
    Enfrentei dificuldades, mas nunca desanimei. Valeu muito a pena. Não pra minha comodidade, pois eu tinha mais trabalho, mas pro meu bolso e pra independência "fraldária" da minha pequena… rsrsrsrsrs
    Desejo determinação pra você. Vai dar tudo certo. Ah, esqueci de dizer: cada criança tem seu tempo… se você não conseguir agora,é porque ainda não está na hora.
    bjs
    http://www.larfamiliaecia.blogspot.com/

  21. OI, Cíntia !!
    Rsrsrsrsrsrs…sabe, que agora que os meus filhos já estão adultos, eu olho pra trás e me recordo de tanto sofrimento pra tirar a chupeta, as fraldas porque todo mundo me cobrava, por que que vc ainda não tirou a chupeta da Camila?…rsrsrsrs, e sabe, como mãe de jovens adultos, eu te digo uma coisa: DESENCANA….passa tão rápido tudo isso , a época das fraldas, das chupetas, das mamadeiras, e não compensa a gente viver estressada por isso, viu? Dê tempo ao tempo, quando eles estiverem " prontos" eles largam de tudo e aí a gente fica com uma saudade desse tempo….rsrsrsrs
    Beijocas e fique com Deus!
    Helena Garcia
    http://diaadiacorridinho.blogspot.com

  22. Ai Cyntia, só você mesmo! Mas é sério, o Lorenzo com 3 anos e meio e ainda não me atrevo de tirar a fralda noturna dele não, e as vezes penso seriamente em colocar de dia porque faz cocô na calça! Arff… Quanto a decair na qualidade da fralda, eu não faço, pq vaza do mesmo jeito… uso a pompom eeg ou exg acho, a maior, poeque só extra grande não serve mais nele e não conheço outra marca que tenha extra extra grande…

    Ufa!

    Agora… depois disso, acho que é genético mesmo…rs

  23. Cynthia,
    Estou pensando em fazer um post sobre o assunto.
    O vídeo Youtube é do Torajito (Tora Diroo), um personagem tigrinho. A tradução é mais ou menos essa: Lá tem música para fazer xixi e fazer cocô. Em ambas pai e mãe cantam e incentivam o Torajiro a fazer na privada. Ele se esforça e consegue.
    beijos,
    elisa

  24. Cynthia,
    Estou pensando em fazer um post sobre o assunto.
    O vídeo Youtube é do Torajito (Tora Diroo), um personagem tigrinho. A tradução é mais ou menos essa: Lá tem música para fazer xixi e fazer cocô. Em ambas pai e mãe cantam e incentivam o Torajiro a fazer na privada. Ele se esforça e consegue.
    beijos,
    elisa

  25. Cynthia, não se desespere, eu fiz xixi na cama até os 11, isso mesmo, ganhei de vc e do seu marido hahaha. Qdo minha filha era pequena, deu muito trabalho também, fez xixi na cama até os 5 anos, também tentei acordá-la durante a noite, mas nada dava certo, aí resolvi usar fraldas até quando ela quisesse, não toquei mais no assunto, quando acordava com a fralda seca, eu elogiava e assim foi até não fazr mais xixi durante a noite por mais de semana, depois de um mês abandonamos as fraldas noturnas, com o segundo foi mais calmo desde o começo, resolvi seguir minha intuição, usou fraldas diurnas até dois anos e quando pedia pra fazer xixi no banheiro, elogiava, a escola ajudou bastante, foi tão rápido, só o cocô escapava de vez em quando, quando saiu de vez da fralda diurna saiu também da noturna, naturalmente, mais rápido do que eu imaginava.
    É assim mesmo uns demoram mais outros menos!
    Bjs e bom final de semana

  26. Fofoquinha dormiu de fralda até os 4 anos também. Bexigas precisam ser exercitadas e cada um tem uma diferente. Escoli uma noite no começo do verão e lá fui eu, levantando de 2 em 2 horas para levá-la ao banheiro. depois de 1 semana, de 3 em 3 e assim por diante. Foi trabalhoso, penoso e com alguns acidentes mas foi. Com Matraca-Trica foi em 2 dias, ele estava super pronto aos 2 anos. Faça o que seu coração mandar!!!

    http://mamaesabetudo.blogspot.com/
    beijocas

  27. hahahahaha, meniiiiiina, que loucuuuura!
    sinto que não posso ser de muita ajuda nessa questã (e em nenhuma outra) posto que ainda não passamos pra essa fase?
    mas já começo a torcer que meu filho puxe ao pai em tudo, já que eu também era da turma do colchãozinho xixizento e minha genética, em geral, sempre deixa a desejar.
    e deus salve as fraldas de segunda!
    beijão!

  28. hahahahaha, meniiiiiina, que loucuuuura!
    sinto que não posso ser de muita ajuda nessa questã (e em nenhuma outra) posto que ainda não passamos pra essa fase?
    mas já começo a torcer que meu filho puxe ao pai em tudo, já que eu também era da turma do colchãozinho xixizento e minha genética, em geral, sempre deixa a desejar.
    e deus salve as fraldas de segunda!
    beijão!

  29. Obrigada por me citar neste seu post.

    Fiz um post no meu blog especialmente sobre esse assunto depois de ler este post. Resolvi escrever porque pode ter mais mães interessadas. Resolvi contar minha experiência.
    beijos,

  30. Obrigada por me citar neste seu post.

    Fiz um post no meu blog especialmente sobre esse assunto depois de ler este post. Resolvi escrever porque pode ter mais mães interessadas. Resolvi contar minha experiência.
    beijos,

  31. Cynthia, sei bem o que é isso! Aqui em casa meu filho mais velho fez xixi na cama até os 12! E o problema se agravava porque o irmão, quase 5 anos mais novo, parou antes dos 2 (sozinho)…
    A solução veio de onde eu nunca poderia imaginar:acupuntura! Um médico, amigo do meu irmão pediu que meu filho fosse lá duas vezes por semana e proibiu que ele comesse doces e excesso de tempero na comida durante o tratamento. Em 15 dias o problema estava resolvido, milagrosamente. Isso tem quase 4 anos e nunca mais tive que me preocupar com isso. E as sessões de acupuntura e a dieta também terminaram ali. Hoje é comum ele tomar horrores de Coca à noite, sem medo e sem problemas.
    Beijos!

  32. Cynthia, sei bem o que é isso! Aqui em casa meu filho mais velho fez xixi na cama até os 12! E o problema se agravava porque o irmão, quase 5 anos mais novo, parou antes dos 2 (sozinho)…
    A solução veio de onde eu nunca poderia imaginar:acupuntura! Um médico, amigo do meu irmão pediu que meu filho fosse lá duas vezes por semana e proibiu que ele comesse doces e excesso de tempero na comida durante o tratamento. Em 15 dias o problema estava resolvido, milagrosamente. Isso tem quase 4 anos e nunca mais tive que me preocupar com isso. E as sessões de acupuntura e a dieta também terminaram ali. Hoje é comum ele tomar horrores de Coca à noite, sem medo e sem problemas.
    Beijos!

  33. Minha sobrinha tem 2,5 anos mas largou com 2! O truque é simples. Vc deixa a criança sem a fralda e diz pra ela "Olha, toda vez que der vontade vc pede tá". No começo ela não segurava muito bem, só avisava quando já estava escorrendo perna a baixo. Mesmo assim a gente não xingava, dizíamos: "Olha, vc quase conseguiu. Dá próxima vez a gente tenta de novo". E assim fizemos. Agora toda vez que ela sente vontade a gente pega ela no colo e sai correndo e falando "Segura!segura!segura!". Ela acha um máximo ser carregada no colo e correr pela casa. Aí a gente arranca a calça dela e põe no vaso, enquanto ela se apóia na gente. Depois que ela termina a gente limpa, lava as mãozinhas dela e diz: "Muito bem! Que menina bonita, fez tudo direitinho.Quem é a mais esperta aqui?". E ela responde: "sou eu né tia Lu".

  34. Minha sobrinha tem 2,5 anos mas largou com 2! O truque é simples. Vc deixa a criança sem a fralda e diz pra ela "Olha, toda vez que der vontade vc pede tá". No começo ela não segurava muito bem, só avisava quando já estava escorrendo perna a baixo. Mesmo assim a gente não xingava, dizíamos: "Olha, vc quase conseguiu. Dá próxima vez a gente tenta de novo". E assim fizemos. Agora toda vez que ela sente vontade a gente pega ela no colo e sai correndo e falando "Segura!segura!segura!". Ela acha um máximo ser carregada no colo e correr pela casa. Aí a gente arranca a calça dela e põe no vaso, enquanto ela se apóia na gente. Depois que ela termina a gente limpa, lava as mãozinhas dela e diz: "Muito bem! Que menina bonita, fez tudo direitinho.Quem é a mais esperta aqui?". E ela responde: "sou eu né tia Lu".

  35. Eu estou com este problema também, o meu mais velho, de 2 anos e 4 meses, não quer saber de tirar a fralda, muito menos de sentar no vaso. Comprei um daqueles adaptadores coloridos, mas ele só de olhar já foge… Tentei deixar sem fralda e espalhou cocozinho pela casa toda. Não sei o que fazer… Deixar ele mesmo pedir?
    http://adrialencar.blogspot.com/

  36. Eu estou com este problema também, o meu mais velho, de 2 anos e 4 meses, não quer saber de tirar a fralda, muito menos de sentar no vaso. Comprei um daqueles adaptadores coloridos, mas ele só de olhar já foge… Tentei deixar sem fralda e espalhou cocozinho pela casa toda. Não sei o que fazer… Deixar ele mesmo pedir?
    http://adrialencar.blogspot.com/

Deixe uma resposta