quarta-feira, 14 de março de 2012

A música e seu despertar lúdico




Ontem tivemos a oportunidade e o privilégio de assistir a um concerto de música ao ar livre livre com as crianças. Um piano pela estrada”trata-se de um projeto idealizado e realizado pelo pianista Artur Moreira Lima que leva música clássica a diversas cidades do país.
Sentamos numa grama de praça, as oito da noite, achávamos que seria difícil manter as crianças tranquilas por lá. Mas as perguntas do meu filho de 5, resumem o que o concerto despertou na criançada:
Mãe, porque a música parecia triste a agora parece alegre?
Filho, você captou tudo! A música clássica na verdade nos conta uma história, a história que nós podemos imaginar. E numa história você não tem momentos tranquilos, agitados, tristes e felizes?
Essa parte agora parece que tem um coelho correndo porque roubou uma cenoura...
Hahaha! Parece mesmo! E porque ela desperta essas sensações em você que ela é usava para deixar os filmes, desenhos ou joguinhos de video game ainda mais emocionantes...sem a música não teria graça, teria?

Se você quiser ouvir a música que provocou todo esse diálogo (Beethoven-Sonata al chiaro di luna), clique aqui.
E assim, terminamos a noite com esse despertar lúdico surpreendente. E só digo uma coisa, se você tiver oportunidade de levar seus filhos pequenos a concertos ao ar livre, leve-os, e me contem o resultado, que certamente será mágico. Abraço a todos!

15 comentários:

  1. CY, QUE LINDO O SEU DEPOIMENTO. EU CRESCI OUVINDO MÚSICA CLÁSSICA, VINDA DE DISCOS DE VINIL QUE MEU PAI AMA ATÉ HOJE!EM 1974, DEU UMA GRANDE ENCHENTE EM NOSSA CIDADE, PERDEMOS TUDO, MENOS O GOSTO PELA MÚSICA, MEU PAI RESGATOU EM MEIO A DESGRAÇA,MUITOS DISCOS QUE ELE GUARDA E OUVE ATÉ HOJE EM SEU APARELHO 3 EM 1. EU AMO MÚSICA CLÁSSICA, ELAS TEM O SOM DA ALMA!SEUS FILHOS NUNCA ESQUECERÃO DESSA EXPERIÊNCIA E DE OUTRAS QUE VIRÃO COM TODA A CERTEZA!BEIJOS!!

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro música clássica! E acho inebriante como ela se instala dentro da gente, assim mesmo de pequeno...e ao ar livre é uma experiência linda!
    Cy, tudo bem por aí? Bjokas!!

    ResponderExcluir
  3. Cy,
    Que coisa mais fofa seu filhote no concerto. Ele soube captar o que a música para os ouvidos dele "imaginou". O bom de levar crianças para esse tipo de espetáculo é acostuma-las com musicas clássicas. Que lindo da sua parte.
    Beijos
    adriana

    ResponderExcluir
  4. Ah que linduu... Música realmente faz a vida muito mais gostosa. E o seu pequeno tem essa percepção bem aguçada, que fofo! Realmente são lindos esses concertos e só traz coisa boa pra alma! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Música clássica é mesmo surpreendente e como as crianças também são juntá-las deve ser mesmo uma delícia.

    Bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua descrição me fez imaginar o lugar, o clima, tudo!
      Que maravilha poder mostrar ao seu filho uma coisa nova e tão boa quanto a música e ver que ele responde com sentimentos e sensações tão lindas.
      Maravilhoso!

      Excluir
  7. Cynthia,
    Muito bacana essa experiência. Acho q é mto interessante essa questão da música pra criança, não só as clássicas, mas qq melodia (estou preparando um post sobre isso, pq vejo q minha filha, táo pequena, já curte demais os sons das coisas).
    Aqui em casa a gente comprou uns cds de rock em versão de ninar, umas delícias de ouvir... e é isso, a gente tem que estimular, colocar cd, cantar, levar pra ver apresentações. Música é tudo de bom pra colorir a vida e preencher memórias!
    um beijo!!

    ResponderExcluir
  8. As crianças não têm preconceito musical, isso pode ser bom e ruim ao mesmo tempo! Você aqui relatando uma experiência maravilhosa do encontro do seu filho com a música clássica e eu escrevi minha decepção ao ouvir minha filha cantando "Ai, seu eu te pego"! Mas como diz Rita Lee: "São coisas da vida"

    Beijão.
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  9. Que legal!
    O João Pedro gosta de todas os tipos de música, dança e nos faz dançar.
    Não tinha pensado em levá-lo num concerto, mas pelo que você contou já estou animada e tenho certeza q ele vai gostar.
    Boa ideia.

    Beijos,
    Ana Carolina
    #amigacomenta
    http://loucuramaterna.blogspot.com/2012/03/de-onde-vem-o-amor.html

    ResponderExcluir
  10. Ah, Cynthia! Que delícia poder ter diálogos como esses com nossos filhos! ;) E perceber como eles são sensíveis e, por sua pureza, conseguem dizer em palavras o que às vezes não conseguimos expressar. Muito lindo e emocionante! ;)

    ResponderExcluir
  11. Que legal seu post, me surpreendeu! Pelo título eu achei que vc fosse enveredar pelos já tão falados benefícios da música na vida da criança e tal, mas não, vc foi direto ao ponto com graciosidade e sabendo cativar o leitor! Parabéns!

    Beijos
    Tati
    Mulher e Mãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  12. Oieee,

    Nossa, eu simplesmente amo estes momentos de magia que a maternidade nos oferece a oportunidade de testemunhar! Diálogos assim fazem valer todos os outros momentos mais chatos que também acompanham a maternidade, né??

    Bjos!

    Loreta #amigacomenta ;)
    @bagagemdemae

    ResponderExcluir
  13. Parabéns!!!! Ensinar ao pequeno a gostar de música clássica é maravilhoso, aqui na minha cidade nós amamos o festival de ópera, e vamos sempre nas sessões de grátis rsrrsrs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...