Como reformar uma cadeira de escritório?

Dá pra reformar uma cadeira de escritório?

Nessa última semana, pela primeira fez, trabalhamos todos num DIY em família. Reformamos uma cadeira de escritório que fica no quarto dos meninos e estava toda rasgada, algo que eu nem imaginava que dava pra fazer em casa por causa do material plástico que esses móveis tem como acabamento.

Mas dá pra fazer sim, o resultado fica muito bom, e gastando pouquinho você pode ter uma cadeira com carinha de nova.

O tecido

Compre um tecido grosso, sintético e mais impermeável que encontrar. Aconselho procurar em lojas de tecidos para estofados, onde encontramos preços mais baixos e mais variedades de tecidos como estes que falei.

Como a largura geralmente é 1.40m, meça o assento da sua cadeira e compre pelo menos uns 20cm a mais para poder encapá-lo.

Os frisos/acabamentos plásticos

Confesso que o mais chato de reformar esse tipo de cadeira é retirar os grampos do friso plástico que envolve a cadeira porque ele fica duro e bem pouco maleável, e você precisa abri-lo para retirar os grampos.

Então vai a dica para ficar bem mais fácil para manuseá-lo tanto na hora de retirá-lo quanto de colocá-lo de volta: use um secador de cabelo para amolecê-lo..

A reforma

A primeira etapa consiste em retirar os parafusos para soltar o assento, e isso foi feito pelo nosso caçula.

 

Retire os grampos dos frisos com uma chave de fenda ou alicate para soltá-lo.

Retire também os grampos da parte de trás do assento, do tecido (ou TNT) que cobre o acabamento. Aqui conseguimos aproveitar o mesmo TNT preto depois para cobrir o novo acabamento.

Coloque o assento sob o tecido cortado conforme sua forma, deixando pelo menos 10cm de cada lado para dobrar. Prenda com o grampeador de estofados, primeiramente as 4 partes opostas.

 

Depois vá grampeando tudo formando um leve franzido para que você não tenha um grande franzido no final (não se preocupe se ficar um pouco franzido o friso de borracha vai cobrir)

 

Terminando de grampear o novo tecido, cubra a parte de trás do assento com um TNT recortado exatamente do seu tamanho, e prenda com os grampos para dar o acabamento (nós aproveitamos o mesmo)

Agora é só recolocar o friso e grampeá-lo, seguindo as instruções quer passei no início para amolecê-lo, Prenda primeiro as extremidades e depois vá abrindo e acrescentando grampos no meio.

Veja mais reformas/transformações aqui do blog

Deixe um comentário