Como dosar o uso de eletrônicos por pré adolescentes

Acho que bem complicado estabelecer uma regra geral determinando a frequência do uso de eletrônicos por crianças e adolescentes, considerando que cada família tem uma realidade e uma rotina diferente. Também sabemos que conforme eles vão crescendo, proibir o acesso vai se tornando uma decisão cada vez mais inviável e até incoerente.

Por isso, devemos nos organizar para estabelecer as regras de uso e monitoramento, porém, consigo compreender perfeitamente as mães que só limitam o uso aos fins de semana, e até as que proíbem.

Aqui em casa, acabamos permitindo o acesso diário ao youtube e aos jogos no tempo livre deles, porém com algumas condições. Vou compartilhar essas condições que nós adotamos aqui com vocês, apenas para trocarmos ideias, ressaltando que cada família faz suas próprias regras, adequando a sua rotina e seu cenário.

Regras (aqui de casa) para o uso diário de tablets/celulares/jogos eletrônicos:

Fazer as tarefas, estudos e trabalhos da escola antes:

Essa é a principal condição que coloquei não só para o uso de eletrônicos, mas para qualquer entretenimento. Os compromissos da escola têm sempre prioridade e devem ser feitos assim que eles chegam da escola (no caso daqui, que estudam de manhã)

Ler um pouco de um livro/praticar uma atividade extra-escolar

O tempo para jogar no computador/videogame/tablet aqui está ligado ao tempo que foi usado para ler um livro, da escolha deles, ou ao tempo usado para estudar música (que no caso é atividade que eles fazem fora da escola). Depois de cumprir essa etapa, estão liberados para jogar.

Uso do youtube só com a supervisão dos pais:

Já escrevi diversos posts aqui sobre os perigos do acesso ao youtube por crianças e adolescentes, destacando que na pré adolescência, eles já não se interessam mais por conteúdo do youtube kids, e as travas de segurança nem sempre vão ser efetivas, então o negócio é: monitoramento.

Sabemos que existem canais onde youtubers sugerem desafios inescrupulosos e despejam conteúdo totalmente de mau gosto e péssimo exemplo, então a dica é sempre estar de olho, e evitar o máximo que eles acessem de celulares com fones de ouvido. Aqui tenho sorte que eles acessam o youtube da TV, então fica mais fácil intervir quando é preciso. Mas sei que isso é um privilégio, pois consigo ficar a tarde com eles, por isso cada família deve adequar esse controle ao seu cenário.

Não cumprir com um compromisso da escola, não terá acesso naquele dia.

Se eles levaram ponto na agenda porque não fizeram uma tarefa ou trabalho da escola, eles perdem o direito do uso dos eletrônicos naquele dia. Esta regra já está bem consolidada aqui há alguns anos, e eles mesmos já entram no carro na volta da escola dizendo que não vão poder jogar quando isso acontece.

Esse esquema sempre vai funcionar perfeitamente?

Claro que não! A rotina de uma família com filhos é sempre uma loucura, às vezes estamos cansadas (os) e relaxamos na cobrança das regras, somos humanos né? Mas o que temos que fazer é tentar evitar o máximo que o esquema desande, pois se começa falhar vários dias seguidos, ele acaba evaporando. Eu sigo tentando por aqui!

Esse é um assunto complicado e rotineiro na vida das mães de crianças maiores/pré-adolescentes por isso, gosto muito de trocar ideias com outras mães sobre isso. Como é o esquema de acesso a eletrônicos na sua casa?

Leia também:

Porque o youtube não pode ser a babá dos nossos filhos

Seu filho usa o youtube? Dicas de segurança e conduta diante de conteúdos impróprios.

Dei (ou quero dar) um celular pro meu filho (a). Que cuidados devo tomar?

Dicas para incentivar pré adolescentes a brincarem (sem eletrônicos)

Deixe um comentário