Sorria, você está sendo vigiado! (sobre o uso das redes sociais por crianças)

Banco de imagens

 

Não estou aqui para julgar nem ditar regras determinando a idade correta que você deve dar um celular para o seu filho (a), sei que muitos pais têm suas necessidades e precisam deste recurso para auxiliar na comunicação com os seus. Mas como mãe, estou aqui para alertá-los a respeito dos riscos envolvidos a presença das crianças nas redes socais.

Há mais de um ano e meio uma pesquisa da revista Época já mostrou que 60% das crianças brasileiras com 7 a 12 anos utilizavam serviços como Facebook e WhatsApp.

Além dos riscos da exposição a conteúdos impróprios e linguagens inadequadas, ou mais grave, o perigo de se depararem com pedófilos, precisamos entender que ainda há o fato deles ainda não possuirem maturidade suficiente para esse tipo de relacionamento e interação que as pessoas têm nas redes sociais. Na escola dos meus filhos, fui alertada pelos coordenadores, a respeito dos estragos que alguns grupos de crianças fizeram usando um grupo numa rede social. Diziam coisas que jamais diriam pessoalmente a outras crianças, demonstrações de maldades e comentários infelizes entre os colegas, o que causou danos consideráveis a alguns deles.

Na faixa de 10 a 11 anos a criança pode estar mais propícia a querer se integrar as redes, pois eles querem se comunicar com os amigos, trocar ideias, expor as suas, etc…

Aqui em casa eles não têm celular, pois ainda não vi necessidade para isso, mas pode ser que daqui algum tempo eu passe a ver, por que não? Sei que alguns colegas do meu mais velho (de quase 11) possuem e já participam inclusive de grupos de whatsapp. Optei por dizer que caso ele quisesse participar poderia entrar com meu número, claramente ele não curtiu muito a ideia, mas foi o que decidi. Porém, meus meninos já possuem um email e precisam dele para entregar trabalhos escolares, receber conteúdos da escola, mas é claro, também acabam usando para se comunicarem com amigos. E sabem o que eu faço? Eu vigio mesmo, leio os emails recebidos e enviados da mesma forma que procuro ficar ligada nos canais que assistem no youtube.

Então meu conselho de mãe para vocês amigos pais e mães é:

Se vocês permitirem o acesso de seus filhos a internet, as redes sociais, a grupos de whatsapp, e é claro, ao youtube, monitorem! Vigiem diariamente para assegurar a segurança deles. Outra coisa: considere sempre as classificações etárias indicativas em cada aplicativo ou rede, pois certamente existiu algum estudo e cumprimento de normas de segurança para que elas fossem estabelecidas.

Deixo algumas que encontrei aqui pra vocês:

Facebook, Twitter,  Snapchat e Instagram: + de 13 anos

Whatsapp: + 16 anos

Youtube: Esta é a classificação mais polêmica porque apesar dos diversos conteúdos para diversas faixas etárias. Numa ponta há o youtube kids com conteúdo educativo para crianças, e na outra, conteúdos sinalizados como impróprios,  e no meio deles uma imensidão de conteúdo que nossos filhos provavelmente acessarão sem muita triagem, e por isso devemos estar sempre monitorar o acesso. Nos termos de servico do Youtube eles afirmam que o website não é projetado para jovens menores de 18 anos (leia todos os termos de serviço do youtube), a responsabilidade do controle e monitoramento ao acesso do menor ao site é exclusivamente dos pais.

Crianças gostam de ser vigiadas?

É claro que não, mas converse com eles e explique claramente o porquê dessa necessidade, e que depois de alguns anos eles vão crescer e um dia alcançarão a almejada privacidade que tanto desejam…

Leia também:

Porque o youtube não pode ser a babá dos nossos filhos

Seu filho usa o youtube? Dicas de segurança e conduta diante de conteúdos impróprios.

 

 

2 comentários em “Sorria, você está sendo vigiado! (sobre o uso das redes sociais por crianças)

  1. O uso de um celular e as redes sociais engloba muitas coisas…. responsabilidade, maturidade, respeito e equilíbrio!! Não podemos deixar á vontade, pois em tudo há um risco calculado. Quem não quer ter esse trabalho de monitoramento deve repensar a disponibilização disso tudo ao filho!!

Deixe um comentário