Livros divertidos para incentivar a leitura na faixa etária de 8 a 10 anos

É muito lindo quando a criança é alfabetizada e começa a querer ler tudo que encontra pela frente. Nós pais nos enchemos de orgulho! Mas em alguns casos, o interesse pela leitura acaba não se perpetuando, e o segredo para incentivá-los (que não é tão segredo assim), é disponibilizar livros com temas divertidos, com personagens e assuntos que façam parte do universo deles, cuja leitura seja fácil, dinâmica e interativa. Se seu filho já é um leitor compulsivo, provavelmente este post te acrescente muito, mas se você precisa insistir um pouquinho para que ele (a) leia algo fora das indicações da escola, talvez essas dicas possam ser úteis. Trago então, algumas sugestões infanto-juvenis talvez até já bem conhecidas de vocês:

Série O Diário de um Banana (Editora Vergara & Riga):

A história baseia-se no dia-a-dia do adolescente Greg, e sua relação com seus pais e seus irmãos Rodrick e Manny. Greg sonha em ser popular na escola, e não é assim digamos muito politicamente correto, mas o livro é divertido, simples de ler, e as crianças se identificam com o personagem.

Série Diário de um Zumbi Minecraft (Editora Sextante):

Se seu filho (a) é fã de minecraft certamente vai se interessar por esse livro! (O meu de 9 leu o primeiro em uma tarde) Assim como o diário de um banana, a leitura é simples, rápida com muitas ilustrações divertidas. Conta a história de um zumbi de 12 anos e seus dilemas na pré-adolescência.

Os irmãos Tapper Declaram Guerra (Editora Intrínseca): Conta os conflitos entre os irmãos gêmeos Claudia e Reese, de 12 anos, que declaram uma hilária guerra um contra o outro, com batalhas passando pelo universo ficcional dos jogos online, nesta era saturada de recursos visuais e digitais. Linguagem também simples e divertida, meu caçula adorou esse livro e pediu para que comprássemos a continuação.

Série Nina Remy Superespiã (Editora Fundamento): cada livro traz uma nova aventura desta super espiã, que com ajuda de amigos vai desvendar mistérios de tirar o fôlego.

Série Detetives do Prédio Azul (Editora Pequena Zahar): traz as aventuras de Capim, Mila e Tom, amigos inseparáveis que brincam de detetive e acabam desvendando todos os mistérios que surgem no prédio em que moram. Crianças que são fãs da série na Tv Gloob vão adorar!

Livros de youtubers: Hoje em dia há diversos livros de youtubers (mirins ou não), e conforme o interesse da criança talvez valha a pena investir, pois se ela é uma fã certamente vai querer ler, mas é bom ler a resenha e se ligar na classificação etária recomendada, pois o conteúdo pode não ser adequado para a idade do seu filho (a).

Gostaram da seleção? Se quiser acrescentar mais sugestões, vamos adorar! Abraço!

Deixe um comentário