5 jogos de matemática para crianças usando cartas de baralho

Jogos e atividades podem ser grandes aliados no ensino da matemática, tanto para crianças da pré- escola quanto para as maiores que já começaram a aprender as primeiras operações. Hoje reuni algumas ideias de joguinhos de matemática que podem ser feitos com material que geralmente todo mundo tem em casa, um jogo de baralho:

Forme 10: (crianças a partir de 6 anos): As cartas (retira as de figuras) devem ser dispostas viradas como num jogo de memória e a criança tem chance de virar até 3 cartas cuja soma resulte no número 10. Se ela encontrar a soma ela leva as cartas, senão devolve virada na mesa. Treina a memória e a habilidade de somar várias combinações que resultam no mesmo número.

Jogo das 3 cartas (a partir de 8 anos): cada jogador vai receber 3 cartas (retire as de figuras) e com elas deve formar o maior número possível. Por exemplo,  se ela recebeu os números 4, 6, 3 deve formar o número 643 para ganhar as cartas.

Batalha da multiplicação: para 2 jogadores (a partir de 9 anos).  Distribua igualmente dois montes  de cartas embaralhadas e deixe-o  virado para baixo. Cada jogador vai virar simultaneamente a carta de seu monte, e o primeiro que disser o resultado da multiplicação das duas cartas fica com elas. Continua até o final do monte e vence quem tiver mais cartas no final.

Trash: (a partir de 6 anos) Retire as cartas com figuras. Cada jogador recebe 10 cartas que devem ser dispostas viradas para baixo na mesa em sequencia em 2 fileiras. Cada jogador deve pegar uma carta do monte de cartas e colocar no lugar exato correspondente aquele número na sua sequencia de 10. Por exemplo, se o jogador pegou o número 2, deve colocá-lo na posição 2 da sequencia de 10 cartas viradas. A carta que ele retirou para colocar a certa também pode ser colocada no lugar correto da sequencia, e assim por diante, até ele encontrar uma carta repetida cujo o número já está virado na sequencia. Esta carta deve ser descartada (“trash”) e agora é a vez do outro jogador. Ganha quem completar a sequencia primeiro.

matematica criancas baralho
Jogo Trash, Garbage ou “Lixo”

24: (a partir de 10/11 anos) As cartas de figuras participam e valem: J=11, Q=12 e K=13. Cada jogador vai receber 4 cartas e com os números dessas cartas ele pode utilizar as 4 operações (adição, subtração, divisão e multiplicação) para fazer uma conta que resulte no número 24. Ex. se as cartas forem: 3, 2, 7, 5 poderia ser feito o seguinte cálculo: (3×7)+ (5-2)= 21+3=24. Ganha quem conseguir obter mais vezes o número 24 em mais rodadas.

Deixe um comentário