Dicas para organizar a rotina na volta às aulas

School supplies corner border on wood desk

O fim das férias está próximo (última semana de por aqui) então já estamos em clima de organizar as coisinhas para a volta da rotina para não gerar estresses de última hora.

Vejam algumas dicas para organizar e preparar as crianças para a volta às aulas:

Arrumando o material escolar: Chamem as crianças para ajudar (eu chamei por aqui), checar os itens da lista, ver se foi possível aproveitar algum item do ano anterior, e se falta comprar algum. Encapar livros, etiquetar o material e organizá-lo na mochila. Eles adoram participar desta atividade e é importante ensinar desde cedo essa responsabilidade de cuidar das coisas deles.

Liberando espaço: aqui cada um tem um espaço no quarto para guardar as apostilas e todo o material que vai e volta para a escola todos os dias. Este espaço precisa ser liberado e o material anterior doado ou reciclado (é claro que a gente sempre quer guardar uma coisa ou outra como lembrança, mas sabemos que vai ficando impossível guardar todo material que eles já utilizaram).

Volta à rotina: normalmente as crianças ficam com os horários bagunçados nas férias, então é bacana fazer um esquema para que os horários passem a se aproximar dos horários habituais de rotina em período de escola. Aqui estamos tentando fazê-los acordar e dormir um pouco mais cedo a cada dia, até o fim da semana para não ficarem exaustos no primeiro dia de aula e evitar o “choque de rotina” rs.

Estabelecendo os horários de lazer e tarefas na volta a rotina: é claro que a gente quer que eles aproveitem e curtam muito os últimos dias de férias, mas é interessante já ir conversando sobre a limitação dos horários livres, e os horário de cumprimento de tarefas que devem voltar a funcionar direitinho quando as aulas voltarem. Aqui nós já voltamos com dois horários habituais da rotina deles, o horário de leitura e o de estudo de música.

E é claro, também aproveitem os últimos dias para brincar e fazer atividades bacanas com eles, e fiquem sempre de olho nas nossas ideias de brincadeirasexperimentos, e atividades aqui do blog.

Deixe um comentário