Não sei se isso também acontece na casa de vocês que também tem dois filhos do mesmo sexo em idades próximas, mas aqui brigam bastante e disputam atenção o tempo todo.
Não isento minha culpa de que ultimamente ando dando mais atenção ao meu caçula de 7 anos, que é desatento e tem dificuldades na escola. Aí percebo que o mais velho (quase 9), que sempre foi muito bem na escola, começa a demonstrar um comportamento arredio tanto comigo quanto com irmão. E nessas últimas semanas ele começou a apresentar um desleixo com as tarefas escolares que nunca teve e chegou a dizer ao irmão que ele atrapalhava sua vida. Aquilo me doeu muito, fiquei muito chateada e a princípio comecei até a evitá-lo (maturidade materna, cadê rs?)
Respirei, pensei e solidária ao sentimento de que toda essa reação é resultado de uma falta minha com ele, chamei e conversei, perguntei se ele estava achando q eu estava dando mais atenção ao irmão e ele confirmou. Então pedi desculpas pela falta de atenção e disse que na verdade eu acabava deixando mais as coisas por contas dele porque eu o acho muito inteligente e tenho muito orgulho dele. Mas sempre que precisasse eu estaria perto para ajudá-lo em qualquer coisa.
E expliquei que o irmão precisava muito tanto da minha ajuda quanto da dele. Então, numa psicologia inventada, pedi para que ele escrevesse 5 coisas boas sobre o irmão, e o resultado é esse da figura acima. Em seguida, quando eu estava cansada de insistir para que o caçula terminasse a tarefa, ele foi lá e o incentivou, disse que o que ele fez tava bom, e exerceu toda generosidade e paciência que eu sei que ele tem. Morri de orgulho! E me convenci que preciso passar mais tempo com ele, dedicando-lhe um tempo exclusivo para se expressar.
É assim, né gente? Seguimos tentando, errando e acertando nessa árdua jornada da maternidade.
OBS: o caçula ficou contente com os elogios e abraçou o irmão. Disse que também que também ia escrever pra ele, embora ainda se atrapalhe pra definir os predicados, sei que o irmão mais velho é o ídolo dele!
Abraço, gente!
Olha, adorei a ideia!!! Vou pedir pra Gigia Mary fazer sobre o irmão. 🙂
Este comentário foi removido pelo autor.
Eita que tenso… Sempre que penso em ter o o segundo imagino enfrentando cenas como essa.
Você foi maravilhosa! Não poderia ter nos dado exemplo melhor. 😉
Beijo pra você e os meninos. ♡
Cynthia, eu te entendo perfeitamente! Aqui em casa os meninos estão sempre juntos, fazem tudo juntos e brigam, brigam muito juntos, rs. Nas últimas férias do final do ano, nossa, foram onde eles mais brigaram, principalmente por coisas bobas. Arthur por ser mais velho, também sente mais, também já disse que eu dou mais atenção ao irmãozinho, cortou meu coração, porque até então eu não tinha percebido isso. Passei a ficar mais com ele, deixar o marido fazer as coisas para o pequeno também e me deixava "livre" para dar atenção ao Arthur. Funcionou, mas de vez em quando ainda tem "arranca-rabos" para ver qual dos dois ganha mais atenção, rs.
Muito bom saber que outras mães também passam por isso e é com jeitinho, amor e dedicação que a gente acaba resolvendo essas questões. Fácil, nunca vai ser, mas é como você falou, é errando, tentando e aprendendo que tudo dá certo 🙂
Bjs
Eu adorei, tudo. Aprender assim é mais que aprender…. e isso que conta. Parabéns! Coisas da Lara – Andrea e Lara
Cy, vou fazer isso com os meus.
Acho que vai ser legal o resultado já que vivem numa fase de brigas sem fim /o
bjs
Le
31 conversas que mostram por que sua mãe deve estar no WhatsApp
http://www.mestresabe.com/2015/08/31-conversas-que-mostram-por-que-sua.html
meu blog de uma passadinha http://www.mestresabe.com/
aproveite e veja meu site de vendas
http://www.lojadomestreandre.com.br/
31 conversas que mostram por que sua mãe deve estar no WhatsApp
http://www.mestresabe.com/2015/08/31-conversas-que-mostram-por-que-sua.html
meu blog de uma passadinha http://www.mestresabe.com/
aproveite e veja meu site de vendas
http://www.lojadomestreandre.com.br/