É da nossa conta! Trabalho infantil e adolescente

Semana corrida, mas não poderia deixar de demonstrar meu apoio a Campanha É da nossa conta! Trabalho infantil e adolescente.
 Já postei aqui meu parecer sobre o tema na ação #semtrabinfantil no 12 de junho, e agora gostaria também de compartilhar a ideia de que trabalho doméstico também é trabalho infantil. Veja bem, não sejamos extremistas, não estou me referindo a uma criança que quer ajudar a mãe a arrumar a cama para agradá-la, sabemos que muitas vezes elas desejam e sentem prazer em ajudar a família em casa. Mas me refiro aos casos em que uma função doméstica é totalmente delegada a criança, tendo uma obrigação de sua exclusiva responsabilidade. Sei que é difícil mudar esse velho conceito de que trabalhar é bom pra criança. O trabalho enobrece sim, o adulto, não a criança!
Cabe a nós divulgarmos e nos manisfestarmos para mudar essas antigas convicções. E assim consolidarmos que lugar de criança é na escola, assegurando seu direito de estudar e brincar, para que possa crescer sem que seu desenvolvimento físico e psicológico seja comprometido.
Compartilhe #semtrabalhoinfantil! Mais informações no site da Rede Promenino.

Um comentário em “É da nossa conta! Trabalho infantil e adolescente

  1. Boa! eu acho mesmo que ajudar em casa, como aprender a cuidar das próprias coisas, é muito importante e saudável… mas daí a explorar crianças e fazer com que ela não estude, existe um abismo!
    #semtrabalhoinfantil #tamujunto

    bjs

  2. Boa! eu acho mesmo que ajudar em casa, como aprender a cuidar das próprias coisas, é muito importante e saudável… mas daí a explorar crianças e fazer com que ela não estude, existe um abismo!
    #semtrabalhoinfantil #tamujunto

    bjs

  3. E uma das formas mais vistas é a da criança que tem que cuidar dos irmãos para a mãe poder trabalhar. Aí existe o problema da falta de creches, que é grave. Conheço casos de meninas que pararam de estudar, tiveram suas infância e adolescência prejudicadas e os pais eram também vítimas porque de outra forma não poderiam trabalhar. Uma cadeia perversa.
    Soluções: planejamento familiar e mais creches públicas ajudariam bastante

  4. E uma das formas mais vistas é a da criança que tem que cuidar dos irmãos para a mãe poder trabalhar. Aí existe o problema da falta de creches, que é grave. Conheço casos de meninas que pararam de estudar, tiveram suas infância e adolescência prejudicadas e os pais eram também vítimas porque de outra forma não poderiam trabalhar. Uma cadeia perversa.
    Soluções: planejamento familiar e mais creches públicas ajudariam bastante

  5. Ê minha amiga engajada! Também sou super favorável a ensinar os pequenos a ter responsabilidades e ajudar nos tratos da casa, mas claro, não deve ser um trabalho, muito menos que exija uma troca com a escola. Ótima iniciativa! Super apoiado!! Bjo♥♥

Deixe um comentário