Brincadeira do abre fecha, direto do túnel do tempo.

 

 Quem se lembra dessa brincadeira de dobradura? Alguns chamavam de unha de gato, outros de come come, ou abre e fecha. Na verdade não lembro ao certo como chamávamos, mas era nossa brincadeira preferida nos intervalos de aula, entre um crec e outro das sementes secas tortinhas pelo chão do pátio, que pisávamos até estalar.
Fizemos alguns hoje aqui em casa, o mais velho adorou, e está doido pra levar a “novidade vintage” para a escola.
É mais ou menos assim: do lado de fora você coloca letras, ou símbolos diferentes em cada aba, e no lado de dentro, um adjetivo correspondente a cada símbolo (bonito, divertido, preguiçoso, etc…) tomando cuidado para não ser nada ofensivo, lógico. O amigo deve escolher um número de 1 a 10, e você abre e fecha o “come come” até o número de vezes desejado, aí você mostra os símbolos que ele pode escolher e diz o adjetivo correspondente (você é…).
Fiquei com prequiça de fazer o pap, mas aqui tem um esqueminha bacana.

Abraço e uma ótima semana a todos!!!

Clique para mais ideias de brincadeiras

Um comentário em “Brincadeira do abre fecha, direto do túnel do tempo.

  1. Que máximo!
    Meu pai ensinou o PP quando ele tinha uns 8 anos. E adivinha!
    Amou.
    Hj o J tá começaaaando a aprender. Mas qdo faz comigo e aparece uma coisa "feia", ele pede pra eu escolher outro número, oooou ele fala que que é "ôta pessoUa maii, vc é linda!"

    Muito amô nas antiguidades, né?!

  2. Que máximo!
    Meu pai ensinou o PP quando ele tinha uns 8 anos. E adivinha!
    Amou.
    Hj o J tá começaaaando a aprender. Mas qdo faz comigo e aparece uma coisa "feia", ele pede pra eu escolher outro número, oooou ele fala que que é "ôta pessoUa maii, vc é linda!"

    Muito amô nas antiguidades, né?!

  3. Meu Deus! Amava essa brincadeira! Fazia com os nomes dos meninos que paqueravamos. Ou só com coisas boas e uma bem ruim. Sempre tinha um desses comigo.
    Agora voltei ao tunel do tempo!!!
    beijos
    adriana

  4. Meu Deus! Amava essa brincadeira! Fazia com os nomes dos meninos que paqueravamos. Ou só com coisas boas e uma bem ruim. Sempre tinha um desses comigo.
    Agora voltei ao tunel do tempo!!!
    beijos
    adriana

  5. Que legal é ótimo lembrar de brincadeiras antigas. Meu filho gosta, muito também. Sábado a noite falamos disso…

    bjs e ótima semana
    Paty

  6. Que legal é ótimo lembrar de brincadeiras antigas. Meu filho gosta, muito também. Sábado a noite falamos disso…

    bjs e ótima semana
    Paty

  7. OI CY,EU FAÇO TODOS OS ANOS COM MEUS ALUNOS, PRA TRABALHAR ADJETIVO. ELES AMAM!!EM CADA LADO, ESCREVEM UM ADJETIVO QUE DEIXARÁ O AMIGO FELIZ…GENEROSO, BONDOSO, BONITO, EDUCADO…A DIVERSÃO TOMA CONTA DA SALA!BJS!

  8. OI CY,EU FAÇO TODOS OS ANOS COM MEUS ALUNOS, PRA TRABALHAR ADJETIVO. ELES AMAM!!EM CADA LADO, ESCREVEM UM ADJETIVO QUE DEIXARÁ O AMIGO FELIZ…GENEROSO, BONDOSO, BONITO, EDUCADO…A DIVERSÃO TOMA CONTA DA SALA!BJS!

  9. Transmissão de pensamento, acabei de ler esta postagem ( recebo suas atualizações via bloglovin). Cy, nao lembro da sua arvore com pompons (não lembro nem do que jantei ontem, amore)Mas fiquei curiosa e vou já refrescar a memória.
    Ah, brinquei muito de come come na escola.
    beijo

  10. Transmissão de pensamento, acabei de ler esta postagem ( recebo suas atualizações via bloglovin). Cy, nao lembro da sua arvore com pompons (não lembro nem do que jantei ontem, amore)Mas fiquei curiosa e vou já refrescar a memória.
    Ah, brinquei muito de come come na escola.
    beijo

  11. Cy. Fiquei muito contente qdo vi essa brincadeira pq queria mostrar para meus meninos algo da minha infancia, mas vc acredita que eu nao consegui fazer? Fui ate o quinto passo do pap, mas nao consegui abrir o brinquedo… uma pena. Beijos carinhosos. Lu.

  12. Cy. Fiquei muito contente qdo vi essa brincadeira pq queria mostrar para meus meninos algo da minha infancia, mas vc acredita que eu nao consegui fazer? Fui ate o quinto passo do pap, mas nao consegui abrir o brinquedo… uma pena. Beijos carinhosos. Lu.

  13. Putz, brincava muito disso quando era moleque..

    Que tempo bom, onde a gente não precisava de muita coisa "sofisticada" para brincar e dar boas gargalhadas! Vou experimentar com meu herdeiro!

    Boa dica Cynthia.

    Abraços, Marcius Victor.

Deixe um comentário