Na casa da minha mãe

Nunca houve muita convergência entre minha mãe e eu quando o assunto da casa era decoração. E durante minha adolescência, todas as discussões, e toda minha revolta contra os móveis extra brilho de poliuretano (hit absoluto nos anos 90) acabavam sendo caladas por uma única frase: “ Quando você tiver a sua casa, você faz como quiser.”
Hoje vejo que ela tinha razão a respeito do meu “direito de pitaco”, mas que infelizmente, nem sempre dá pra gente ter nossa casa exatamente como queremos. Porque tudo muda com o tempo, inclusive nossos gostos e preferências, e a não ser que sejamos providos de uma conta bancária generosa, não dá pra ficar mudando os móveis da casa a todo o momento, não é? Dá pra dar uma renovada com um toque craft, isso sim.
Minha mãe (Fala Mãe! rs) andava espantada com meu encantamento por coisas antigas, e sempre que mostrava algo estilo retrô que me agradava ela indagava: “Você gostou disso? É tão velho…” Não é velho mãe, é vintage, eu dizia rs…
Recentemente me surpreendeu quando comprou um móvel rústico pra colocar na área da churrasqueira e encheu de louças antigas (nada de estilo retrô não, exemplares originais da época mesmo rs). Aguardou silenciosamente a minha opinião: Adorei mãe!!!

Gostei muito do local onde colocou as silhuetas dos meninos que dei de presente (pap aqui): ao lado do carrilhão alemão xodó do meu pai, achei que combinou…

A área preferida da casa é esse jardim de inverno com a pequena fonte. O azulejo em cima marca a data da construção da casa, quando ainda não era habitada por netos, mas que de certa forma, já possuía atrativos que chamavam por eles.

Taí o netinho admirando os peixinhos…

Um comentário em “Na casa da minha mãe

  1. Vc tem razão, antes tambem não gostava de nada antigo, agoro adoro, principalmente quando damos uma repaginada no movel, a casa de sua mão é de muito bom gosto, adorei a fonte, parece as fontes portuguesas, bjus

  2. Vc tem razão, antes tambem não gostava de nada antigo, agoro adoro, principalmente quando damos uma repaginada no movel, a casa de sua mão é de muito bom gosto, adorei a fonte, parece as fontes portuguesas, bjus

  3. Casa de mãe é tão gostoso,né? saba eu bm ouvi muito isso de minha mãe,e concordo com vc,nossas preferencias mudam,mas ainda bem que não somos imutáveis.Adorei a silhueta dos filhos!!
    bjus

  4. Casa de mãe é tão gostoso,né? saba eu bm ouvi muito isso de minha mãe,e concordo com vc,nossas preferencias mudam,mas ainda bem que não somos imutáveis.Adorei a silhueta dos filhos!!
    bjus

  5. Cy, que delicia a casa da sua família!! Pandinha com certeza não iria sair do jardim de inverno, montaria até uma cabana lá para dormir rssss, adorei o armário, eu curto demais essas coisas com ares de fazenda, antiguinhas, não sou muito de brilhos, modernidades em casa!! Amei, beijos lindona!!

  6. Cy, que delicia a casa da sua família!! Pandinha com certeza não iria sair do jardim de inverno, montaria até uma cabana lá para dormir rssss, adorei o armário, eu curto demais essas coisas com ares de fazenda, antiguinhas, não sou muito de brilhos, modernidades em casa!! Amei, beijos lindona!!

  7. Eu também gostei !! Minha mãe também tinha uma louça como aquela tigela branca decorada de laranja. Hoje a minha casa é recheada de móveis antigos, herdados. Vou, aos poucos, repaginando.

    bjobjo

  8. Eu também gostei !! Minha mãe também tinha uma louça como aquela tigela branca decorada de laranja. Hoje a minha casa é recheada de móveis antigos, herdados. Vou, aos poucos, repaginando.

    bjobjo

  9. Que lugar gostoso!
    Adorei a idéia da sua mãe de juntar as louças antigas na área da churrasqueira, mas avise aos alegrinhos para passarem longe, porque se quebrar alguma coisa sei que vai ser de doer o coração!
    Beijos

  10. Que lugar gostoso!
    Adorei a idéia da sua mãe de juntar as louças antigas na área da churrasqueira, mas avise aos alegrinhos para passarem longe, porque se quebrar alguma coisa sei que vai ser de doer o coração!
    Beijos

  11. Oi Cy, que delícia a casa da família, nem reciso te dizer que amei o armário com a louça da família, lindo demais!! E o jardim de inverno deve ser mesmo o jardim secreto das crianças…aqui todos os móveis são herdados ou estão aqui de passagem, depois te explico…heheheh! Mas adoro!! Bjo!

  12. Oi Cy, que delícia a casa da família, nem reciso te dizer que amei o armário com a louça da família, lindo demais!! E o jardim de inverno deve ser mesmo o jardim secreto das crianças…aqui todos os móveis são herdados ou estão aqui de passagem, depois te explico…heheheh! Mas adoro!! Bjo!

  13. Concordo com você, quando era solteira também me metia na decoração da casa de minha mãe. Hoje sou casada e arrumo tudo como quero e o bolso deixa…é tudo tão caro, né?A casa de sua mãe é muito aconchegante, a fonte é uma graça, me faz lembrar de uma fonte aqui de casa que não durou muito tempo… Quando fizemos a casa nova, meu desejo era uma fonte, o arquiteto desenhou uma , gostei e os pedreiros executaram…quando olhei pra ela, até gostei, mas o tempo passou e fui enjoando dela… um dia acordei e pedi pros pedreiros acabarem com ela, eles não entenderam nada, mas fizeram o serviço. No lugar dela fiz um lindo jardim de inverno e não me arrependi…Aprendi a pensar muito ,antes de realizar alguma obra ou compra prá casa, pois sou da " pá virada"…Beijos…

  14. Concordo com você, quando era solteira também me metia na decoração da casa de minha mãe. Hoje sou casada e arrumo tudo como quero e o bolso deixa…é tudo tão caro, né?A casa de sua mãe é muito aconchegante, a fonte é uma graça, me faz lembrar de uma fonte aqui de casa que não durou muito tempo… Quando fizemos a casa nova, meu desejo era uma fonte, o arquiteto desenhou uma , gostei e os pedreiros executaram…quando olhei pra ela, até gostei, mas o tempo passou e fui enjoando dela… um dia acordei e pedi pros pedreiros acabarem com ela, eles não entenderam nada, mas fizeram o serviço. No lugar dela fiz um lindo jardim de inverno e não me arrependi…Aprendi a pensar muito ,antes de realizar alguma obra ou compra prá casa, pois sou da " pá virada"…Beijos…

  15. Gente, mto chique isso!!! Mas a sua mãe estava certa, afinal, a casa era dela né…rs Eu tb quero mtas coisas diferentes e minha mãe q é decoradora vive dando pitacos, eu não gosto, mas vira e mexe, qd pinta uma dúvida eu corro pra ela!!! rsrsrs
    Beijocas!

  16. Gente, mto chique isso!!! Mas a sua mãe estava certa, afinal, a casa era dela né…rs Eu tb quero mtas coisas diferentes e minha mãe q é decoradora vive dando pitacos, eu não gosto, mas vira e mexe, qd pinta uma dúvida eu corro pra ela!!! rsrsrs
    Beijocas!

  17. Cynthia, curiosa que sou, fiquei querendo adivinhar as "coisinhas" dentro do armário. Adoro a renda na prateleira. Aqui, quem avisa que a casa "ainda é minha" sou eu, mas isso não me salva das críticas do filho. Beijo, querida

  18. adorei este movel! ih minha mãe e eu tb temos nossas ..digamos ..divergências, ela fala – tudo velharia- da onde tu tuirou isto de gostar de coisa de velho, de morto! cruzes-
    mas vi umas louças ali que minha mãe tb tem – qquando eu era criança ainda! amooo!
    adorei as fotos do lado do relogio – combinou mesmo – parece proposital-
    vim já te agraecer por participar do sorteio !
    boa sorte
    bjs

  19. Lindo o móvel de sua mãe. As silhuetas ficaram ótima na parede. Menina eu acho que isso entre mâes e filhas é geral mesmo, com a minha tb temos "gostos" bem diferentes…rs
    Beijos

  20. Adoro coisas vintages tb!!! Você sabe de algum evento que tenha algo relacionado a isso? Visitei alguns blog americanos e lá eles tem a Semana Vintage, para expor os objetos, achei bem legal!

    Bjss

  21. Oi Cy,
    lindo esse móvel, quero um assim para colocar meus tecidos, a casa da mamys é linda, se fosse minha mãe não saia de lá! Parabéns para ela!
    Tem um selinho para você no meu BLOG!
    Qual é o seu email?
    Bjks.
    Mari

  22. Oi Cynthia,
    essas coisas são assim mesmo, a gente cresce e já quer dar pitaco em tudo, rsrs… e hoje já não gostamos se alguém vem dar pitaco na nossa casa.

    E esse móvel que lindo e com todas essas louças antigas, mais chic ainda.

    E como não apaixonar por esse relógio, é lindo!

    Beijos!!!

  23. Não tem jeito, eu que estou decorando a casa nova que a minha mãe comprou. O máximo que faço é perguntar se ela aprova alguma coisa;) Eu sempre disse que uma casa é um território muito pequeno para duas mulheres!

    Deixei um selinho para você no meu blog:
    pathell.blogspot.com
    Dê uma olhadinha!
    Bj.

  24. Que fonte azul linda, adorei. Vc herdou o bom gosto dela, acredito.
    Nunca comeu acarajé. Eu talvez por morar longe do Brasil fico com esses desejos de vez em quando.
    Experimente e depois me conte. Será que tem em São José?

  25. Oi Cynthia, eu ainda não sou muito fã dessa moda vintage, minha mãe adora tbm, tem varios exemplares originais na decoração da casa dela.

    Tem selinho pra ti lá no meu blog!

    Pega lá

    Beijocas

  26. Olá, Cynthia!

    Eu gosto muito do estilo retrô, com direito a madeira de demolição e tudo. Pena que a conta bancária não tem o mesmo bom gosto…

    Bjsss

  27. Casa de mãe é tudo de bom, né? Amei dar uma passadinha na casa da tua mãe (tenho saudades danada da minha) e como ela tem histórias….ela tem "dono", casa com jeito de casa de gente, entende? e não é com aquelas coisas tudo amontoadas. Casa com cheiro de mãe e aconchego….amei! Um BACC para ti

  28. Casa de mãe é tudo de bom, né? Amei dar uma passadinha na casa da tua mãe (tenho saudades danada da minha) e como ela tem histórias….ela tem "dono", casa com jeito de casa de gente, entende? e não é com aquelas coisas tudo amontoadas. Casa com cheiro de mãe e aconchego….amei! Um BACC para ti

  29. Uma fonte no jardim de inverno. Uau!!
    Amei!!
    LIndos os detalhes.
    Sabe que meu falecido pai , que teria hoje os seus 84 anos, tinha uma silhueta dele na infancia recortada em um papel preto e duro (mais duro que o papel cartão) a tesoura por um artista do Rio, acho que do largo da Carioca.Está guardado até hoje!

  30. Cy, casa de mae é sempre uma delicia, sabe que na minha mae sempre dei meus pitacos, até hj qdo chego faço uma reforma,mudo tudo de lugar.
    bjks

  31. Concordo com vc. Estou na casa de mamy e rodeada de móveis antigos que me fascinam. Já de olho em poder fazer em algum deles. Acho que vai sobrar uma cômoda que foi de minha irmã, presente nos 15 anos dela…ihhh,mas isso faz mais de 40 rsrsrs,desculpe, maninha..falei…
    Casa de mãe é tudo de bom mesmo.
    Eu amo brechós de móveis, sou pior que cupim.
    Bjo gde

Deixe uma resposta