Como fazer pátina provençal na cadeira de madeira


Resolvi reformar uma cadeira velha de brechó pra colocar no meu cantinho de costura. Optei pela pátina provençal, conhecem? É aquela famosa técnica que você se mata passando milhares de demãos de tinta pra depois lixar por cima e ficar se perguntando se as milhares de demãos eram mesmo necessárias…
Você pode utilizar uma lixa grossa pra fazer os arranhados, ou um estilete. Eu usei o estilete. Confesso que no início deu um medinho de detonar toda a cadeira com o estilete, mas depois eu parecia uma psicopata esquartejando a pobrezinha. Enfim, depois de um cisco no olho e vários dedos ralados, pode se dizer que o resultado fica bom.
Como fazer:
• Lixe a peça.
• Passe uma demão de tinta marrom chocolate nas laterais da peça ou onde quiser fazer as ranhuras. (Eu não fiz isso, pois minha cadeira já era na cor mogno, bem escura…) Espere secar (ou use secador).
• Passe outra demão. Aguarde a secagem. Passe cera incolor na peça; (Eu não usei a cera, e deu certo…)
• Passe uma demão de tinta PVA branca ou palha (Eu usei tinta esmalte acetinada). Aguarde secagem. Passe outras demãos e aguarde a secagem entre elas.
• Com uma lixa grossa (80 ou 50) passe sobre a peça fazendo ranhuras nas extremidades ou lugares que quer destacar, fazendo a tinta escura aparecer. (Eu usei o estilete, achei mais fácil…)

Um comentário em “Como fazer pátina provençal na cadeira de madeira

Deixe um comentário